Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16276
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O aporte da comunidade escolar à coleta diferenciada de resíduos sólidos domiciliares
metadata.dc.creator: Domingues, Max Maciel de Oliveira e
metadata.dc.contributor.advisor1: Fehr, Manfred
metadata.dc.contributor.referee1: Nishiyama, Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Schalch, Valdir
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho consiste na introdução à comunidade escolar do conceito e da prática de compostagem e o que ela representa em termos de desvio de resíduos biodegradáveis do aterro municipal. Numa comunidade cobaia em Araguari, a escola Estadual Antonio Nunes de Carvalho Filho, foi realizada uma experiência de compostagem utilizando-se resíduos biodegradáveis oriundos de sua cantina como também das residências dos próprios alunos e alguns empreendimentos doadores que se situam nas redondezas da escola. Para o município de Araguari, a experiência integra o estudo de um novo sistema de gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares na cidade que está em fase de implantação pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente O desenvolvimento do trabalho junto à comunidade escolar para introduzir o assunto, obter aceitação e participação dos alunos e professores, e produzir duas bateladas de composto, teve duração de oito meses. Como resultado da compostagem, foi formado um composto de boa qualidade que será utilizado na horta já existente na escola e na criação de um novo sistema de arborização também na escola. Em atendimento a um dos objetivos do estudo, a prática de compostagem passa agora a ser considerada como candidata a integrar a grade curricular da escola em questão. Espera-se que após este aprendizado, a comunidade escolar multiplique seus conhecimentos aos cidadãos que convivem com ela, direta ou indiretamente, situação esta já demonstrada através de uma primeira experiência de extrapolação feita pelos alunos da Escola Antonio Nunes para os alunos da Escola Centro Educacional Municipal Mário da Silva Pereira. A partir desta multiplicação de conhecimentos, uma adaptação, aceitação e compreensão da coleta diferenciada de resíduos sólidos a ser desenvolvida em todas as residências de Araguari, num futuro muito próximo, será facilitada. Para se ter um futuro sustentável é imprescindível que haja uma mudança de atitudes nas pessoas e o presente estudo contribuiu para que isso acontecesse.
Abstract: This research introduced the concept and practice of composting to a school community. It represents a possible option of diverting a considerable amount of organic residues from the Municipal Landfill. At a test community in Araguari, the Escola Estadual Antônio Nunes de Carvalho Filho, a composting experience was planned and executed using biodegradable waste from the school kitchen and also from students´ homes and some commercial donators located in the school s neighborhood. This experience is part of the study of a new system of household waste management in the City of Araguari that is being implemented by the Municipal Department of the Environment. The research, from the introduction of the topic, through obtaining students acceptance and participation, all the way to the production of two batches of compost, took eight months. An excellent quality compost was obtained, which will be used in the school garden and in the creation of a new tree nursery at the school. Attending to one research objective, the composting practice is now being considered as candidate to integrate the course schedule. It is expected that the school community multiplies its knowledge to the citizens who directly or indirectly interact with it. The first experience of this multiplication has already occurred. As part of this project the students of the test school, upon invitation, presented their results to the community of another school, Escola Centro Educacional Municipal Mário da Silva Pereira. After this knowledge multiplication, it will be easier to convey the concept of divided collection of solid waste to all the residences of Araguari in the near future. To have a sustainable future it is essential to change the attitudes of people towards solid waste, and the present project has provided a means to do just that.
Keywords: Coleta diferenciada
Gestão ambiental
Desvio de aterro
Modelos de gestão
Resíduos sólidos domiciliares
Aterro sanitário
Divided waste processing
Environmental education
Environmental management
Landfill diversion
Management models
Solid waste
Geografia física
Lixo - Araguari (MG)
Resíduos sólidos
Aterro sanitário Araguari (MG)
Educação ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: DOMINGUES, Max Maciel de Oliveira e. O aporte da comunidade escolar à coleta diferenciada de resíduos sólidos domiciliares. 2005. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16276
Issue Date: 1-Jun-2005
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AporteComunidadeEscolar.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.