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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16254
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Os cursos de Geografia por dentro das universidades mineiras: modernidade científica para um projeto territorial |
Autor(es): | Petruci, Rosimeire |
Primeiro orientador: | Souza, Rita de Cássia Martins de |
Primeiro membro da banca: | Bomfim, Paulo Roberto de Albuquerque |
Segundo membro da banca: | Gomes, Gláucia Carvalho |
Resumo: | Os cursos de Geografia desempenharam no Brasil um papel de grande importância, não apenas para a formação de licenciados e bacharéis, mas também na preparação de pesquisadores, responsáveis por realizar pesquisas sobre o território brasileiro, indispensáveis para o desvelamento da realidade nacional. Pensar a universidade pública no contexto brasileiro requer um exercício de reflexão sobre a construção de um projeto de modernidade amparado, em grande medida, nas bases do desenvolvimento científico. Na busca pela superação do atraso que perpassava o campo econômico, político e social, a instalação das instituições de ensino superior no Brasil tiveram papel decisivo na (re)oganização do território. A expansão das universidades pelo interior, seguida da instalação de cursos de Geografia evidenciaram uma das articulações estratégicas empreendidas pelo poder público federal, em parceria com os governos estaduais. Aliados a existência de um conjunto de interfaces com várias áreas do conhecimento científico, a ciência geográfica estimula o aprofundamento do saber produzido, bem como a abertura de novos caminhos que proporcionam o aperfeiçoamento teórico-metodológico e a introdução de novas tecnologias de análise e de interpretação do espaço. Em Minas Gerais, os esforços na direção da retomada do desenvolvimento econômico via integração das diferentes regiões do estado, encontraram respaldo nos cursos de Geografia alocados em várias instituições, sobretudo na Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES, e na Universidades Federal de Uberlândia UFU. Para os efeitos desta pesquisa, ater-se-á sobre os cursos de Geografia dessas instituições, buscando analisar o papel que os cursos de Geografia desempenharam por dentro dessas universidades e que consequências tiveram sobre a modernização do território mineiro. |
Abstract: | The Geography courses in Brazil played a role of great importance, not only for the training of graduates and university graduates, but also in the preparation of researchers responsible for conducting research on Brazilian territory, essential for the unveiling of the national reality. Think the public university in the Brazilian context requires an exercise of reflection on the construction of a supported project of modernity, largely on the basis of scientific development. In the quest for overcoming the \"delay\" that pervaded the economic, political and social field, the installation of higher education institutions in Brazil played a decisive role in the (re) organization territory. The expansion of universities from the inside, followed by the installation of Geography courses showed a strategic articulation undertaken by the federal government, in partnership with state governments. Allies the existence of a set of interfaces with several areas of scientific knowledge, geographical science stimulates the deepening of the knowledge produced, as well as opening new paths that provide the theoretical and methodological improvement and introduction of new technologies for analysis and interpretation space. In Minas Gerais, the efforts towards the resumption of economic development through integration of different regions of the state, found support in Geography courses allocated to various institutions, especially the Federal University of Minas Gerais - UFMG, Federal University of Juiz de Fora, University Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, and the Federal University of Uberlândia - UFU. For the purposes of this research, will stick to on the Geography courses these institutions, trying to analyze the role played by Geography courses in these universities and what the consequences were for the modernization of the mining territory. |
Palavras-chave: | Cursos de Geografia Universidades públicas mineiras Modernidade Formação territorial História do pensamento geográfico Geography courses Public universities mining Modernity Territorial formation History of geographical thought Geografia - Estudo e ensino - Minas Gerais Universidades e faculdades públicas - Minas Gerais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Referência: | PETRUCI, Rosimeire. Os cursos de Geografia por dentro das universidades mineiras: modernidade científica para um projeto territorial. 2016. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.106 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.106 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16254 |
Data de defesa: | 23-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
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