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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16209
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A dinâmica urbana em Araguari e Ituiutaba /MG sob a ótica do sistema de trânsito e transporte |
Author: | Gouveia, Camilla Ferreira |
First Advisor: | Ferreira, William Rodrigues |
First member of the Committee: | Mesquita, Adailson Pinheiro |
Second member of the Committee: | Ramires, Julio Cesar de Lima |
Summary: | A presente dissertação aborda como temática principal a dinâmica urbana sob a ótica do sistema de trânsito e transporte nas cidades médias de Ituiutaba/MG e Araguari/MG, ambas localizadas na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Procurou-se durante a pesquisa entender como ocorrem os deslocamentos da população no contexto das cidades e quais as circunstâncias que motivam as preferências de cada cidadão no uso do meio de transporte. Para tanto é objetivo principal desse trabalho discutir a organização do espaço urbano, analisar as relações existentes entre os diversos agentes do trânsito, tais como motociclistas, ciclistas, pedestres, motoristas de carros particulares e usuários do transporte público por ônibus e apontar sugestões de uma reorganização urbana pautada no uso do transporte público por ônibus e uso de modais não motorizados como a bicicleta. Para isso, utilizou-se três processos metodológicos, sendo que o primeiro refere-se à pesquisas bibliográficas que embasaram os aportes teóricos discutidos, o segundo por sua vez, incidiu na aplicação de questionários e pesquisas de campo nas duas cidades estudadas e o terceiro consiste na análise dos dados coletados na etapa anterior conseqüente redação do trabalho. A partir dos estudos pode-se perceber que nas cidades analisadas o sistema urbano de trânsito e transporte apresenta déficits no que tange à mobilidade urbana de qualidade, isto é, em Ituiutaba e Araguari o uso do carro particular é intenso e a falta de políticas públicas no que tange uso do ônibus e dos modais não motorizados contribui ainda mais para a defasagem dos mesmos. Observa-se que as linhas de ônibus e as frotas são insuficientes diante do potencial de demanda das cidades estudadas, além disso ressalta-se o intenso uso de moto-táxis por estas populações, principalmente no que tange uso esporádico. No que se refere às bicicletas, observa-se que em Araguari e Ituiutaba o uso destas é intenso embora não haja uma política voltada para o uso das mesmas, não há ciclovias ou ciclofaixas que possibilitem ao ciclista o tráfego seguro. Ao final do trabalho a partir de experiências vivenciadas em outras cidades do Brasil, discutiu-se propostas de intervenções acerca da dinâmica urbana nos sistemas de trânsito e transporte das cidades estudadas visando a melhoria na mobilidade urbana. |
Abstract: | Abstract This Project treats the urban dynamic from the perspective of the transit system and transportation in two cities of Triangulo Mineiro - Ituiutaba/MG and Araguari/MG. During this research to understand how the displacement occurs the population in the context of cities and which circumstances motivate the preferences of each citizen in the use of means of transport. In fact, the objective of this project is discuss the organization of the urban space and the relationships between the various agents of transit, such as motorcyclists, cyclists, pedestrians, motorists of private cars and transportation users public by bus and pointing suggestions of a reorganization Urban guided in the use of public transportation by bus and use of non-motorized modes such as cycling. To this, utilized-are three methodological processes, being that the first refers to bibliographical researches that based the aportes theorists discussed, the second in turn, covered the implementation of questionnaires and field researches in the two cities studied and the third consists in analysis of data collected in the previous step subsequent writing of the paper. From the studies can-if realize that in cities analyzed the urban system transit and transportation presents deficits regarding the urban mobility quality, ie, in Ituiutaba and Araguari car use particular is intense and lack of public policies in respect the use of the bus and the modal non-motorized further contributes to the lag of the same. It is observed that the bus lines and fleets are insufficient in the face of potential demand of the cities studied, moreover it emphasizes the intense use of motorcycle taxis by these populations, especially regarding sporadic use. In the case of bicycles, it is observed that in Araguari Ituiutaba and the use of these heavy although there is one policy for the use of the same, there cycle paths or lanes that allow the rider to secure traffic. At the end of the work from experiences in other cities of Brazil, was discussed proposals for interventions on the dynamics in urban transit systems and transportation of cities studied in order to improve urban mobility. |
Keywords: | Geografia - transportes Geografia urbana Mobilidade urbana Geography-transport Urban geography Urban mobility |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Quote: | GOUVEIA, Camilla Ferreira. A dinâmica urbana em Araguari e Ituiutaba /MG sob a ótica do sistema de trânsito e transporte. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16209 |
Date of defense: | 28-Jun-2013 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
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