Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16183
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Construção de uma proposta de logística reversa para os resíduos biodegradáveis de restaurantes em Uberlândia/MG
Author: Arantes, Cyntia Andrade
First Advisor: Fehr, Manfred
First member of the Committee: Cleps, Geisa Daise Gumiero
Second member of the Committee: Pfeiffer, Simone Costa
Summary: Esta pesquisa aborda a produção de resíduos biodegradáveis nos restaurantes da zona urbana de Uberlândia (MG) e propõe um modelo de logística reversa para esses resíduos através da compostagem. Para tanto foram utilizados como princípios metodológicos a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. No intuito de refletir esse contexto foram apresentados conceitos como coleta seletiva, compostagem, logística reversa e ainda, produção de resíduos em Uberlândia, produção de resíduos biodegradáveis em restaurantes e iniciativas existentes para a gestão dos mesmos. Realizou-se um diagnóstico da produção dos resíduos nos restaurantes através de visitas e entrevistas semiestruturadas, registro fotográfico e pesagem dos resíduos. Além disso, foram realizadas visitas e entrevistas na Prefeitura Municipal; empresa responsável pela limpeza urbana e algumas empresas de compostagem na cidade. A partir da análise dos resultados foi construída uma proposta de logística reversa, através de uma parceria público-privada entre a Prefeitura Municipal e uma empresa de compostagem e, concluiu-se identificando todos os sujeitos participantes e essenciais para a implantação da proposta e os caminhos que devem ser seguidos para que ela seja funcional.
Abstract: Thisresearchaddressestheproductionofbiodegradablewaste in some restaurantsof Uberlândia city (MG)andproposes a modelof reverse logistics for thesewastesthroughcomposting. Both thechoiceofprinciplesandfieldresearchdevelopmentweremadethanksto a methodologicalliteraturereview. Thus, conceptssuch as wastesorting, composting, reverse logisticsandwaste in Uberlândia, as well as thequantificationofthebiodegradablewasteproductionoccurring in its restaurants, whichisnecessary for the management ofthosewastesinitiatives, werepresented. First, a diagnosisofthewasteproduction in restaurantswasdonethroughvisitsandsemi-structured interviews, photographicrecordsandwasteweighting. In a second time, visitsand interviews bothatthe Municipal City Hall, and some companyresponsible for urbancleaningandcompostingcompanieswerealsodonethroughoutthecity. Then, theanalysisoftheresultsledtothedevelopmentof a reverse logistics proposal, through a publicprivatepartnershipbetweenthe City Hall and a compostingcompany. Finally, thisresearchwasconcludedbytheidentificationofallparticipatingsubjectsthatisessential for theimplementationandtheexpectedfunctionalityofthisproposal.
Keywords: Coleta seletiva
Compostagem
Logística reversa
Produção de resíduos biodegradáveis em restaurantes
Resíduos biodegradáveis
Selective collection
Composting
Reverse logistics
Production of biodegradablewaste in restaurants
Biodegradablewastes
Adubos compostos
Resíduos
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Quote: ARANTES, Cyntia Andrade. Construção de uma proposta de logística reversa para os resíduos biodegradáveis de restaurantes em Uberlândia/MG. 2014. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16183
Date of defense: 14-Feb-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstrucaoPropostaLogistica.pdf8.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.