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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Centros comerciais e shopping centers: transformações no espaço urbano de Uberlândia (MG)
Centros comerciais e shopping centers: transformações no espaço urbano de Uberlândia (MG)
metadata.dc.creator: Silva, Renata Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: Cleps, Geisa Daise Gumiero
metadata.dc.contributor.referee1: Ortigoza, Silvia Aparecida Guarniéri
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Nágela Aparecida de
metadata.dc.description.resumo: Os shopping centers (SC), juntamente com os supermercados e hipermercados, compõem as grandes superfícies comerciais, as quais representam importantes transformações do varejo ao longo da história do comércio. Destacam-se na paisagem urbana devido a sua grande dimensão espacial e constituem-se em empreendimentos complexos que concentram atividades comerciais, estabelecimentos de prestação de serviços e espaços de lazer voltados para seus consumidores. Representam a concentração espacial do comércio, que pode ser entendida também como concentração do capital, uma vez que os shopping centers reúnem em um mesmo espaço grande diversidade de atividades que garantem importante retorno financeiro aos empreendedores. Devido a essa concentração de atividades do setor terciário, os shopping exercem importante influência no espaço urbano, pois são responsáveis pela criação de novas centralidades, modificando as áreas ao seu entorno. São espaços coletivos, no entanto não são públicos, que intensificam as desigualdades socioeconômicas existentes, tendo em vista que nem todo cidadão constitui-se em consumidor potencial. Em Uberlândia, como na maioria das cidades médias brasileiras, a instalação de shopping centers contribui para transformações no espaço urbano, como, por exemplo, a valorização de áreas no seu entorno, a concentração de atividades terciárias, mudanças no uso e ocupação do solo e a criação de novas centralidades. Uberlândia destaca-se como a segunda cidade de Minas Gerais a sediar um empreendimento desse porte. Tal fato se deve, sobretudo, a existência de mercado consumidor, uma vez que a referida cidade constitui-se em uma importante cidade média brasileira que apresenta alto índice de urbanização e destaque no setor terciário. Atualmente, encontram-se em operação na cidade dois shopping centers, um fechado por motivo de falência e outro em fase inicial de construção. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva realizar um estudo acerca dos shopping centers implantados em Uberlândia e a importância deles na produção do espaço urbano. O estudo traz ainda uma caracterização dos principais empreendimentos instalados na cidade, bem como antigas e novas formas de comércio existentes.
Abstract: Malls, alongside with supermarkets and hypermarkets, form great commercial surfaces which represent important transformations to retailing throughout the history of commerce. They stand out in urban scenery due to their big spatial size and constitute complex business that group together commercial activities, public services and entertainment options focused on consumers. They represent commerce spatial concentration, which can also be understood as capital concentration, once malls reunite, at the same place, a great diversity of activities that ensure important finantial returns to entrepreneurs. Due to the concentration of activities from the third sector, malls perform an important influence in urban space because they are responsible for the development of new centers and changing surrounding areas. Malls are collective spaces, but not public, because they intensify existing socioeconomic inequalities, once not all cityzens are potential consumers. In Uberlandia, such as many other brazilian medium-sized towns, building malls contributes to transform urban space, for instance, by the valorization of surrounding areas, concentration of tertiary activities, changes on land use and public space interventions and also the development of new centers. Uberlandia stands out as Minas Gerais second city to host this kind of business. The fact is explained, mainly, by the existence of consumer market, once it is a relevant brazilian medium-sized town with high urbanisation levels and emphasis on the third sector. Nowadays, there are two malls working in the city, another one bankrupted and one in the initial building process. Altogether, the current work\'s purpose is to research the malls built in Uberlandia and their importance concerning urban space. This paper also presents a characterization of the most important business in the city, as well as old and new existing forms of commerce.
Keywords: Shopping centers
Comércio
Espaço urbano
Cidade média
Uberlândia (MG)
Malls
Commerce
Urban space
Medium-sized town
Espaço urbano Uberlândia (MG)
Centros comerciais Uberlândia (MG)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: SILVA, Renata Rodrigues da. Centros comerciais e shopping centers: transformações no espaço urbano de Uberlândia (MG). 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16154
Issue Date: 24-Aug-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

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