Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16115
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Os múltiplos olhares sobre a educação ambiental em Januária - MG
metadata.dc.creator: Carvalho, Maria Veronica Fernandes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Colesanti, Marlene Teresinha de Muno
metadata.dc.contributor.referee1: Feltran, Regina Célia de Santis
metadata.dc.contributor.referee2: Marçal Junior, Oswaldo
metadata.dc.description.resumo: A idéia de privilegiar a Educação Ambiental nesta dissertação se deve principalmente à sua importância no cenário mundial, uma vez que, todo o MUNDO está preocupado com a sobrevivência do planeta Terra. Considerando que, somente pela educação o homem pode ser transformado, torna-se necessário difundir o compromisso do homem com a natureza, a partir dos primeiros anos de escolaridade a fim de se evitar que mais tarde sejam tomadas medidas paliativas de forma desesperada. Conhecendo desde cedo o mundo natural e o seu valor para a preservação de várias espécies, principalmente a humana, todo respeito será dedicado à sua conservação. Pesquisas foram realizadas com a intenção de verificar o nível de conhecimento das pessoas envolvidas com relação ao meio ambiente, principalmente em se tratando de educadores. Percebemos então, que muita ação deverá ser concretizada se quisermos mudar a realidade atual, efetivando novos olhares e novas posturas diante deste fato de extrema importância. A provável saída está apoiada nos princípios da filosofia holística que não se perde em partes, nos levando a refletir de uma maneira geral, participativa e comprometida com uma realidade que pertence a todos.
Abstract: The idea to distinguish education in this text was because its importance at the world setting, being everybody worried about the Earth Planet survival. We think the man can be changed just by Education and so, itis necessary to spread the obligation of the Man in front of the Nature, so soon as the first years at school, to avoid that, later, half measures will be done in a desesperate way. Knowing, early, the nature world and its value to the preservation of so many species, mainly the human one, all the respect will be dedicated to its conservation. Researchs have been done with the objective to know, with precision, the knowledge of the envolved persons, about environment, firstly when we are workingl with people who deal with Education. We notice, this way, that there are many things to do with the environment if we desire to change the sad present days, building a new way to have new manners in face of these ex.treme important facts. The best way to go out of these circunstances is to be supported on the holistic philosophy principles that doesn t loose itself in parts and guide ourselves to think about a general, participative and obligated way on a reality that lelongs to everybody.
Keywords: Educação ambiental
Pesquisa-ação
Filosofia holística
Ambiental education
Action-research
Holistic philosophy
Educação ambiental - Januária (MG)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: CARVALHO, Maria Veronica Fernandes de. Os múltiplos olhares sobre a educação ambiental em Januária - MG. 2003. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16115
Issue Date: 24-Jan-2003
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVFCarvalhoDISSPRT.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.