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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16038
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Ensinar geografia, ensinar a pluriculturalidade |
Autor(es): | Nascimento, Ednéa do |
Primeiro orientador: | Vlach, Vânia Rubia Farias |
Primeiro membro da banca: | Cardoso, Heloisa Helena Pacheco |
Segundo membro da banca: | Buitoni, Marisia Margarida Santiago |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo compreender como os elevados níveis de desigualdades, dos quais derivam injustiças e exclusão social, tornam-se tão evidentes quando se observa que a maior parte da população brasileira, negra, não tem condições dignas de vida, que garantam a esses indivíduos a efetivação do direito de serem cidadãos. Detecta-se, nesse estudo, a marginalização do negro na sociedade brasileira e toma-se o ensino de Geografia como oportunidade de debate e problematização dessa realidade. Discute-se, ainda, a necessidade de melhorar e refazer o currículo escolar para transformar a escola em um espaço democrático, sem preconceitos raciais, valorizando a cultura trazida do meio familiar para o meio escolar. Algumas indagações são referência na reflexão dessa temática: Que representações o discurso da Geografia faz a respeito da inclusão social do negro? Como o negro é abordado nos livros didáticos de Geografia? Quais os posicionamentos dos professores de Geografia em sala de aula? Qual o papel da escola na formação cidadã? Tais indagações nos apontam a necessidade de uma articulação entre Educação e o conteúdo específico de Geografia, resgatando-se a essência política dos atos de educar (em geral) e de ensinar Geografia (em particular) na escola. |
Abstract: | This work aims at understanding how high levels of inequalities from which injustice and social exclusion are derived become so evident, as we observe that the majority of the Brazilian population black people does not have dignified life conditions in order to guarantee these individuals with the right to citizenship. As the marginalization of black people is verified in the Brazilian Society we can make use of the teaching of Geography as an opportunity of debate and discussion about this reality. We discuss on the necessity of improvement and redoing of the school curriculum to convert the school in a democratic space, without racial prejudice as well as the value of family culture that is brought to the school. Some questions are references in this change: What representations the discourse of Geography does, regarding black people social inclusion? How are black people approached in the textbooks of Geography? What is defended by the teachers of Geography in the classroom? What is the role of the school in the citizen training? These questions point to a necessity of an articulation between Education and the specific content of Geography, recovering the political essence of the education act, in general, and, in a particular way, the school teaching of Geography. |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Cultura Escola Cidadania Teaching of geography Culture Black people School Citizenship Geografia - Estudo e ensino Negros Aspectos sociais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Referência: | NASCIMENTO, Ednéa do. Ensinar geografia, ensinar a pluriculturalidade. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16038 |
Data de defesa: | 5-Mai-2008 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
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