Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15791
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Indução de respostas morfogenéticas em Anacardium humile St. Hill. (Anacardiaceae) e análise da divergência genética entre populações
Autor(es): Londe, Luciana Nogueira
Primeiro orientador: Bonetti, Ana Maria
Primeiro coorientador: Santana, Denise Garcia de
Primeiro membro da banca: Coelho, Milton Vieira
Segundo membro da banca: Vieira, Maria Lucia Carneiro
Terceiro membro da banca: Melo, Berildo de
Resumo: O Anacardium humile St. Hill., conhecido como cajuzinho-do-cerrado ou cajuí, é uma espécie pertencente à família Anacardiaceae que ocorre naturalmente em Campo Sujo e no Cerrado do Brasil. Tem importância alimentar, industrial, medicinal e econômica e a castanha tem as mesmas características e usos do cajú comum, com ampla utilização para o consumo. Pelo fato das espécies do Cerrado mostrarem interesses antagônicos, biológico e socieconômico, torna-se necessário gerar informações biológicas, na tentativa de uma adequada exploração econômica, para evitar a utilização predatória ou, até mesmo, a extinção da espécie. O objetivo desse trabalho foi o de otimizar um protocolo para cultivo em escala comercial, por micropropagação de Anacardium humile, além de analisar os patógenos existentes no cultivo in vitro, para quantificar a melhor concentração de fungicida sistêmico a ser utilizado na cultura de cajuí. Foi analisada, ainda, a divergência genética existente entre populações do cerrado mineiro (Clube Caça e Pesca Itororó Uberlândia MG) e goiano (Parque Estadual da Serra de Caldas Caldas Novas - GO) por meio da técnica de AFLP (Amplified Fragment Lenght Polimorphism). Ocorreu baixo sucesso de micropropagação de cajuí apesar de se obter brotos, que não puderam ser aclimatados. A análise de microrganismos mostrou prevalência de Aspergillus niger no cultivo in vitro sendo que as concentrações utilizadas de benomyl no meio foram muito elevadas, podendo causar fitotoxicidade às plântulas. Quanto à análise da divergência genética verificou-se maior distância genética entre populações de regiões diferentes (58%) do que dentro da mesma região (35% Clube Caça e Pesca Itororó; 47% Parque Estadual da Serra de Caldas) apesar de as plantas apresentarem características fenotípicas distintas.
Palavras-chave: AFLP
Anacardium humili
Micropropagação
Cajuí
Micropropagation
Cajuí-Propagação in vitro
Anacardiacea
Poliformismo-Genética
Cajuí-Doenças e pragas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Biológicas
Programa: Programa de Pós-graduação em Genética e Bioquímica
Referência: LONDE, Luciana Nogueira. Indução de respostas morfogenéticas em Anacardium humile St. Hill. (Anacardiaceae) e análise da divergência genética entre populações. 2005. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15791
Data de defesa: 7-Out-2005
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Genética e Bioquímica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LNLonde1DISSPRT.pdf2.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LNLonde2DISSPRT.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.