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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O solo profano da razão: uma reflexão acerca da crítica nietzschiana ao paradigma da razão clássica
Autor(es): Neves, Cecília de Sousa
Primeiro orientador: Carvalho, Jairo Dias
Primeiro membro da banca: Próchno, Caio César Souza Camargo
Segundo membro da banca: Barrenechea, Miguel Angel de
Resumo: A principal inquietação que motivou esta dissertação pode ser formulada a partir da pergunta: A crítica nietzschiana à razão ocidental pode nos oferecer recursos conceituais para lançar luz sobre a problemática inegável subjacente à relação do homem com a tecnologia? Problemática que, em última instância, remete-nos ao risco da própria autoaniquilação da espécie. Caso nossa suspeita se revele afirmativa, qual seria exatamente esse recurso? A que faceta desta problemática ele se aplicaria? Para isso, concentramos nossa análise no diagnóstico formulado por Nietzsche acerca do \"invertido homem teórico do racionalismo socrático\", posto que, apenas na medida em que este tipo humano se tornou hegemônico que a sua perspectiva do mundo caracterizada por uma \"compreensibilidade conceitual da existência\" se tornou o paradigma oficial da cultura. Para isso, mobilizamos dois movimentos essenciais do pensamento de Nietzsche: o primeiro diz respeito ao nascimento do tipo \"homem teórico\" a partir do processo de reconfiguração da tragédia operado por Eurípedes, sob a máscara de Sócrates; o segundo, recorre ao conceito de vontade de poder, pois é apenas com o recurso de tal conceito que se pode alcançar uma diagnóstico completo do mecanismo que orienta esse tipo específico de vida. A partir desses dois momentos, pretendemos ensaiar algumas respostas à questão lançada no início.
Abstract: La principale préoccupation qui a motivé cette thèse peut être formulée à partir d\'une question: La critique nietzschéene de la raison occidentale peut nous offrir ressources conceptuelles pour faire la lumière sur la problématique sous-jacents à la relation de l\'homme avec la technologie? Problématique que, en dernier ressort, il nous renvoie au risque de la propre autoaniquilacao de l\'espèce. Si notre soupçon s\'avère positive, ce qui serait exactement cette ressource? À quelle facette de ce problème qu\'il serait applicable? Pour ce, nous nous concentrons notre analyse sur le diagnostic formulé par Nietzsche à propos de l\'inverti \"homme théorique du rationalisme socratique \", puisque, seulement dans la mesure où ce type d\'être humain est devenu hégémonique que leur perspective du monde caractérisée par une \" compréhensibilité conceptuelle de l\'existence\" il est devenu le paradigme officiel de la culture. Pour ce, nous avons mobilisé deux mouvements essentiels de la philosophie nietzschéene: le première concerne au naissance du type \"homme théorique\" à partir du processus de reconfiguration de la tragédie opérée par Euripide, sous le masque de Socrates; la deuxième, utilise le concept de volonté de puissance, puisque c\'est seulement avec cet concept c\'est possible atteindre un diagnostic complet du mécanisme qui entraîne ce type spécifique de vie. À partir de ces deux moments, nous avons testé quelques réponses à la question lancée au début.
Palavras-chave: Nietzsche
Crítica da razão
Homem teórico
Vontade de Poder
Critique de la raison
Homme théorique
Volonté de puissance
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 - Crítica e interpretação
Filosofia alemã - Séc. XIX
Razão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Referência: NEVES, Cecília de Sousa. O solo profano da razão: uma reflexão acerca da crítica nietzschiana ao paradigma da razão clássica. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.235
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.235
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15587
Data de defesa: 21-Mar-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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