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dc.creatorNeves, Cecília de Sousa-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:50Z-
dc.date.available2015-01-20-
dc.date.available2016-06-22T18:42:50Z-
dc.date.issued2014-03-21-
dc.identifier.citationNEVES, Cecília de Sousa. O solo profano da razão: uma reflexão acerca da crítica nietzschiana ao paradigma da razão clássica. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.235por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15587-
dc.description.abstractLa principale préoccupation qui a motivé cette thèse peut être formulée à partir d\'une question: La critique nietzschéene de la raison occidentale peut nous offrir ressources conceptuelles pour faire la lumière sur la problématique sous-jacents à la relation de l\'homme avec la technologie? Problématique que, en dernier ressort, il nous renvoie au risque de la propre autoaniquilacao de l\'espèce. Si notre soupçon s\'avère positive, ce qui serait exactement cette ressource? À quelle facette de ce problème qu\'il serait applicable? Pour ce, nous nous concentrons notre analyse sur le diagnostic formulé par Nietzsche à propos de l\'inverti \"homme théorique du rationalisme socratique \", puisque, seulement dans la mesure où ce type d\'être humain est devenu hégémonique que leur perspective du monde caractérisée par une \" compréhensibilité conceptuelle de l\'existence\" il est devenu le paradigme officiel de la culture. Pour ce, nous avons mobilisé deux mouvements essentiels de la philosophie nietzschéene: le première concerne au naissance du type \"homme théorique\" à partir du processus de reconfiguration de la tragédie opérée par Euripide, sous le masque de Socrates; la deuxième, utilise le concept de volonté de puissance, puisque c\'est seulement avec cet concept c\'est possible atteindre un diagnostic complet du mécanisme qui entraîne ce type spécifique de vie. À partir de ces deux moments, nous avons testé quelques réponses à la question lancée au début.spa
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNietzschepor
dc.subjectCrítica da razãopor
dc.subjectHomem teóricopor
dc.subjectVontade de Poderpor
dc.subjectCritique de la raisonspa
dc.subjectHomme théoriquespa
dc.subjectVolonté de puissancespa
dc.subjectNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectFilosofia alemã - Séc. XIXpor
dc.subjectRazãopor
dc.titleO solo profano da razão: uma reflexão acerca da crítica nietzschiana ao paradigma da razão clássicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Jairo Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703596Z0por
dc.contributor.referee1Próchno, Caio César Souza Camargo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782836Y9por
dc.contributor.referee2Barrenechea, Miguel Angel de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708820E3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281468H6por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoA principal inquietação que motivou esta dissertação pode ser formulada a partir da pergunta: A crítica nietzschiana à razão ocidental pode nos oferecer recursos conceituais para lançar luz sobre a problemática inegável subjacente à relação do homem com a tecnologia? Problemática que, em última instância, remete-nos ao risco da própria autoaniquilação da espécie. Caso nossa suspeita se revele afirmativa, qual seria exatamente esse recurso? A que faceta desta problemática ele se aplicaria? Para isso, concentramos nossa análise no diagnóstico formulado por Nietzsche acerca do \"invertido homem teórico do racionalismo socrático\", posto que, apenas na medida em que este tipo humano se tornou hegemônico que a sua perspectiva do mundo caracterizada por uma \"compreensibilidade conceitual da existência\" se tornou o paradigma oficial da cultura. Para isso, mobilizamos dois movimentos essenciais do pensamento de Nietzsche: o primeiro diz respeito ao nascimento do tipo \"homem teórico\" a partir do processo de reconfiguração da tragédia operado por Eurípedes, sob a máscara de Sócrates; o segundo, recorre ao conceito de vontade de poder, pois é apenas com o recurso de tal conceito que se pode alcançar uma diagnóstico completo do mecanismo que orienta esse tipo específico de vida. A partir desses dois momentos, pretendemos ensaiar algumas respostas à questão lançada no início.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.235por
dc.orcid.putcode81762342-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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