Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15498
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marra, Caroline Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:42:36Z | - |
dc.date.available | 2007-08-17 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:42:36Z | - |
dc.date.issued | 2006-11-29 | |
dc.identifier.citation | MARRA, Caroline Cardoso. Educação de jovens e adultos e gêneros discursivos: uma proposta de aplicação para o ensino de língua materna. 2006. 91 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15498 | - |
dc.description.abstract | This research s general aim is the working out of a proposal of didactic grouping for teaching Mother Language having in view groups of Educação de Jovens e Adultos (EJA), second segment of Ensino Fundamental. This work is based on the concept of speech genre, proposed by Bakhtin (1979), on Vygostskian theories of development and learning and also on didactic and conceptual considerations worked out by Dolz & Schneuwly (2004). We aim to investigate what speech genres are socially surrounding EJA groups and also verify their applicability as teaching object. For such work we used a data survey questionnaire, answered by students in EJA groups, second segment of Ensino Fundamental, enrolled in three schools in Uberlândia two municipals and a federal one. The results have been tabulated and we have made a qualitative and interpretative analysis. The data have confirmed the applicability of genre to this teaching modality and have made clear that there are no specific genres to work with young and adult people. The most necessary is choosing what skills and competences we want to develop or to broaden with our students. Therefore, we defend a teaching inserted in a sociointeractionist perspective of language which makes possible the full development of citizenship and the effectiveness of social inclusion. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gênero discursivo | por |
dc.subject | Língua materna | por |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | por |
dc.subject | Competência | por |
dc.subject | Habilidades | por |
dc.subject | Agrupamento didático | por |
dc.subject | Interacionismo | por |
dc.subject | Speech genre | eng |
dc.subject | Mother language | eng |
dc.subject | Education of young and adult people | eng |
dc.subject | Competence | eng |
dc.subject | Skills | eng |
dc.subject | Didactic grouping | eng |
dc.subject | Interactionism | eng |
dc.subject | Língua materna - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Educação do adolescente | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.title | Educação de jovens e adultos e gêneros discursivos: uma proposta de aplicação para o ensino de língua materna | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Maura Alves de Freitas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785949J6 | por |
dc.contributor.referee1 | Finotti, Luísa Helena Borges | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700242A2 | por |
dc.contributor.referee2 | Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701548J3 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468A6 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Linguística | por |
dc.description.resumo | O objetivo geral da presente pesquisa é a elaboração de uma proposta de agrupamento didático para o ensino de Língua Materna voltado para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo segmento do Ensino Fundamental. Este trabalho baseia-se no conceito de gênero discursivo, proposto por Bakhtin (1979), nas teorias vygotskyanas de desenvolvimento e aprendizagem e nas considerações didáticas e conceituais elaboradas por Dolz & Schneuwly (2004). Buscamos investigar quais os gêneros discursivos que circulam socialmente nas turmas de EJA, bem como verificar a aplicabilidade dos mesmos enquanto objeto de ensino. Para tanto, utilizamos um questionário para levantamento de dados, respondido por alunos de turmas da EJA, segundo segmento do Ensino Fundamental, matriculados em três escolas de Uberlândia duas municipais e uma federal. Os resultados foram tabulados e procedemos uma análise qualitativa de cunho interpretativista. Os dados confirmaram a aplicabilidade dos gêneros à essa modalidade de ensino e evidenciou que não existem gêneros específicos para um trabalho com jovens e adultos, o que se faz necessário é a eleição de quais competências e habilidades objetivamos desenvolver ou ampliar nos educandos. Destarte, defendemos um ensino inserido numa perspectiva sociointeracionista da linguagem para que se possibilite o desenvolvimento pleno da cidadania e se efetiva a inclusão social. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.publisher.department | Linguística Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81765655 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CCMarraDISPRT.pdf | 290.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.