Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarra, Caroline Cardoso
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:36Z-
dc.date.available2007-08-17
dc.date.available2016-06-22T18:42:36Z-
dc.date.issued2006-11-29
dc.identifier.citationMARRA, Caroline Cardoso. Educação de jovens e adultos e gêneros discursivos: uma proposta de aplicação para o ensino de língua materna. 2006. 91 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15498-
dc.description.abstractThis research s general aim is the working out of a proposal of didactic grouping for teaching Mother Language having in view groups of Educação de Jovens e Adultos (EJA), second segment of Ensino Fundamental. This work is based on the concept of speech genre, proposed by Bakhtin (1979), on Vygostskian theories of development and learning and also on didactic and conceptual considerations worked out by Dolz & Schneuwly (2004). We aim to investigate what speech genres are socially surrounding EJA groups and also verify their applicability as teaching object. For such work we used a data survey questionnaire, answered by students in EJA groups, second segment of Ensino Fundamental, enrolled in three schools in Uberlândia two municipals and a federal one. The results have been tabulated and we have made a qualitative and interpretative analysis. The data have confirmed the applicability of genre to this teaching modality and have made clear that there are no specific genres to work with young and adult people. The most necessary is choosing what skills and competences we want to develop or to broaden with our students. Therefore, we defend a teaching inserted in a sociointeractionist perspective of language which makes possible the full development of citizenship and the effectiveness of social inclusion.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGênero discursivopor
dc.subjectLíngua maternapor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectHabilidadespor
dc.subjectAgrupamento didáticopor
dc.subjectInteracionismopor
dc.subjectSpeech genreeng
dc.subjectMother languageeng
dc.subjectEducation of young and adult peopleeng
dc.subjectCompetenceeng
dc.subjectSkillseng
dc.subjectDidactic groupingeng
dc.subjectInteractionismeng
dc.subjectLíngua materna - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação do adolescentepor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.titleEducação de jovens e adultos e gêneros discursivos: uma proposta de aplicação para o ensino de língua maternapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rocha, Maura Alves de Freitas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785949J6por
dc.contributor.referee1Finotti, Luísa Helena Borges
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700242A2por
dc.contributor.referee2Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701548J3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468A6por
dc.description.degreenameMestre em Linguísticapor
dc.description.resumoO objetivo geral da presente pesquisa é a elaboração de uma proposta de agrupamento didático para o ensino de Língua Materna voltado para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo segmento do Ensino Fundamental. Este trabalho baseia-se no conceito de gênero discursivo, proposto por Bakhtin (1979), nas teorias vygotskyanas de desenvolvimento e aprendizagem e nas considerações didáticas e conceituais elaboradas por Dolz & Schneuwly (2004). Buscamos investigar quais os gêneros discursivos que circulam socialmente nas turmas de EJA, bem como verificar a aplicabilidade dos mesmos enquanto objeto de ensino. Para tanto, utilizamos um questionário para levantamento de dados, respondido por alunos de turmas da EJA, segundo segmento do Ensino Fundamental, matriculados em três escolas de Uberlândia duas municipais e uma federal. Os resultados foram tabulados e procedemos uma análise qualitativa de cunho interpretativista. Os dados confirmaram a aplicabilidade dos gêneros à essa modalidade de ensino e evidenciou que não existem gêneros específicos para um trabalho com jovens e adultos, o que se faz necessário é a eleição de quais competências e habilidades objetivamos desenvolver ou ampliar nos educandos. Destarte, defendemos um ensino inserido numa perspectiva sociointeracionista da linguagem para que se possibilite o desenvolvimento pleno da cidadania e se efetiva a inclusão social.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765655-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCMarraDISPRT.pdf290.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.