Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15495
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A macroestrutura de um dicionário escolar de geografia: proposta e análise
Autor: Guerra, Elida Ferreira
Primer orientador: Cano, Waldenice Moreira
Primer miembro de la banca: Martins, Evandro Silva
Segundo miembro de la banca: Almeida, Gladis Maria de Barcellos
Resumen: A partir da segunda metade do século XX, diante das inovações tecno-científicas ocorridas, o mundo vem assistindo a um grande dinamismo da linguagem. Essa produtividade lingüística, criada pelo homem para expressar e nomear conceitos, objetos e diferentes campos do conhecimento especializado, ocorre notadamente no universo das ciências e das distintas atividades profissionais. O avanço da ciência e da tecnologia requer novas denominações para as descobertas e inovações que se avolumam. Nesse contexto, a Terminologia passa a integrar um universo de desenvolvimento e consolidação para o conhecimento científico e lingüístico. Apesar da expansão de unidades terminológicas na atualidade, a prática terminológica não é tão recente como se imagina. A Terminologia constitui um campo de conhecimento que compreende uma dupla face, teórica e prática, voltada à elaboração de produtos terminológicos. Situada no campo da Terminologia, a pesquisa que desenvolvemos teve como objetivos a coleta e a análise de unidades de significação especializada (USE) visando, apresentar, ao final, a macroestrutura que poderia ser no futuro a nomenclatura de um dicionário escolar de Geografia dirigido a alunos das quatro últimas séries do ensino fundamental. A partir da comprovação da escassez de trabalhos similares em Língua Portuguesa destinados a escolares, tornou-se relevante essa tarefa, uma vez que o dicionário técnico consolida-se como o principal instrumento na armazenagem e na recuperação de fatos científicos, como veículo de comunicação entre especialistas e comunidade em geral. A Teoria Comunicativa da Terminologia foi usada como suporte teórico-metodológico, uma vez que se mostra a melhor teoria para a proposta teórica e para a prática terminógrafica.
Abstract: From the second half in 20th century, before of the innovations tecno-scientific happened, the world has just seen a large dynamism of the language. This linguistics productivity, created form the man to express and denominate concepts, objects and different knowledge specialization camps, occurs notoriety in the sciences universe and at the distinct professional activities. The science and technology advance requires new denominations to discoveries and innovations that if augment. In this context, the Terminology starts to integrate a development and consolidation universe for the scientific and linguistic knowledge. Despite of the expansion at terminology units at the present time, the terminology practice is not so recent as if it imagine. The Terminology constitutes a knowledge camp that understands a double face, theoretical and practice, directed to the elaboration of terminology products. Situated at the Terminology camp, the research that we develop had as objective the collection and analysis of specialized units of meaning (USE) aiming to show at the end, the macrosculpture that that could be in the future the nomenclature of a Geography school dictionary directed to students of the four last series of basic education. Form the evidence of the scarcity of similar works at Portuguese Language destined to scholars, became important this task, a time that the theoretical dictionary is consolidated as the main instrument in the storage and the recovery of scientifics facts, as a communication vehicle between specialists and community in general. The Communicative Theory of Terminology was used as theoretical methodological support, a time that if shows the best theory for the theoretical proposal and the terminological written praxis.
Palabras clave: Terminologia
Terminografia
Macroestrutura
Livro didático
Geografia
Terminology
Terminography
Macrosculpture
Didactic book
Geography
Lexicologia
Geografia-Dicionários
Geografia - Terminologia
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: GUERRA, Elida Ferreira. A macroestrutura de um dicionário escolar de geografia: proposta e análise. 2006. 178 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15495
Fecha de defensa: 21-nov-2006
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EFGuerraDISPRT.pdf272.24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.