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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A relevância dos equívocos de escrita para as aulas de língua portuguesa
metadata.dc.creator: Novaes, Diogo Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Bertoldo, Ernesto Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Tavares, Carla Nunes Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Ghiraldelo, Claudete Moreno
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa em questão foi motivada por ocorrências de sala de aula em que, por um lado, meus alunos demonstravam ter aprendido conteúdos que integram a variante padrão da Língua Portuguesa, mas, por outro, a despeito de tais indícios de aprendizagem, esses conhecimentos não eram mobilizados na escrita. Essa hiância entre aprender e supostamente aplicar se acirrava em situações em que, ao serem questionados sobre a própria escrita, os próprios alunos assumiam as adequações que deveriam ser feitas no texto. Ocorrências dessa natureza pareciam denunciar que a aprendizagem não garante a aplicação de um conteúdo e em consequência disso, um equívoco de escrita não poderia ser confundido com um erro de escrita. A partir dessa inquietação, esta dissertação ancora-se teoricamente em conceitos mobilizados tanto do campo designado Ensino de Língua Portuguesa quanto do âmbito da Psicanálise Lacaniana, tendo por hipótese que ao sustentar uma implicação com o aluno e seus equívocos de escrita e proporcionar um espaço para que este fale de seu texto, ao contrário de tratar tais equívocos como erros que prescindem exclusivamente de um reforço de conteúdo escolar, o professor pode viabilizar um processo em que o próprio aluno assume uma posição outra frente ao seu texto. Em decorrência da inquietação e da hipótese, os objetivos do trabalho são: Problematizar, via transcrição das gravações de 3 intervenções, os indícios de mudança(s) de posição(ões) enunciativa desses alunos frente aos próprios equívocos de escrita a partir dos efeitos da minha intervenção, enquanto professor de tais alunos. Também, confrontar abordagens que defendem: que o aluno usa a variante padrão de modo consciente, que a utilização de exercícios de repetição fariam com que o aluno integrasse à estrutura da língua, as regras aprendidas na escola, que há uma memória de trabalho que viabiliza a aplicação dos conteúdos durante a escrita. Os principais resultados reforçam a diferença entre erro e equivoco de escrita e também a relevância do gesto de intervenção ante a relação singular do sujeito com a escrita.
Abstract: La recherche en question a été motivé par les événements dans la salle de classe dont, d\'une part, mes élèves montraient avoir appris des contenus qu\'intègrent la variante standard de la langue portugaise, mais, de l\'autre, en dépit de tels indices d\'apprentissage, ces connaissances n étaient pas mobilisées dans l écriture. Cette béance entre apprendre et supposément appliquer s intensifiait dans des situations lorsque, interrogés sur leur écriture, les étudiants eux-mêmes avouaient les ajustements qui devraient être apportés dans le texte. Des occurrences de cette nature semblaient dénoncer que l\'apprentissage ne garantit pas l\'application d un contenu et, par conséquent, une faute d\'écriture ne pourrait pas être confondue avec une faute d\'écriture. À partir de cette inquiétude, cette dissertation est ancrée théoriquement à des concepts mobilisés à la fois dans le domaine désigné comme l Enseignement de la langue portugaise et dans le contexte de la Psychanalyse Lacanienne, en ayant comme hypothèse que, en maintenant une implication avec l\'élève et ses fautes d écriture et offrir un espace pour qu il parle de son texte, au contraire de traiter telles fautes comme des erreurs qui renoncent exclusivement un renforcement des programmes scolaires, l\'enseignant peut faciliter un processus dans lequel l\'élève lui-même prend une autre position face à son texte. En raison de l\'inquiétude et de l\'hypothèse, les objectifs de la recherche sont les suivants: Problématiser, via la transcription des enregistrements de trois interventions, les indices de changement de position énonciative de ces étudiants face à ses propres fautes d\'écriture à partir des effets de mon intervention en tant qu enseignant. En outre, confronter des approches qui défendent: que l\'élève utilise consciemment la variante standard, que l\'utilisation d exercices de répétition causerait à l\'étudiant d\'intégrer à la structure du langage les règles apprises à l\'école, qu\'il y a une mémoire de travail qui permet l application des contenus lors de l\'écriture. Les principaux résultats soulignent la différence entre l\'erreur et la faute de l\'écriture et aussi l\'importance du geste d\'intervention face au rapport unique du sujet avec l\'écriture.
Keywords: Escrita
Erro
Equívoco
Ensino de Língua Portuguesa
Subjetividade
Écriture
Erreur
Faute
Enseignement de la Langue Portugaise
Subjectivité
Língua portuguesa - Escrita
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: NOVAES, Diogo Gomes. A relevância dos equívocos de escrita para as aulas de língua portuguesa. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15454
Issue Date: 27-Feb-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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