Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15417
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cognições de professores de inglês sobre ensino-aprendizagem: um estudo Q
Autor(es): Nascimento, Carina Diniz
Primeiro orientador: Cunha, Maria Carmem Khnychala
Primeiro membro da banca: Silva, Kleber Aparecido da
Segundo membro da banca: Souza, Valeska Virgínia Soares
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa se configura em levantar e analisar as cognições de professores de institutos de idiomas sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e a relação dessas com as ações no contexto de sala de aula. A metodologia Q (distribuição Q), em combinação com o questionário aberto, a observação de aulas e entrevistas, foi utilizada para tornar visíveis estruturas escondidas em situações comunicativas e apresentar convergências, assim como variações, nas maneiras de pensar e construir a realidade. O questionário aberto foi aplicado como instrumento secundário na coleta de dados para o levantamento do universo de ideias e posterior elaboração da amostra Q, a qual se constitui como instrumento primário no uso da Metodologia Q de pesquisa. A amostra Q de 56 itens foi utilizada na distribuição Q pelos professores de Inglês em serviço dos institutos de idiomas. Esses participantes foram instruídos a distribuir os itens da amostra ao longo de um contínuo, variando de maior concordância e/ou relevância (+5) a menor concordância e/ou relevância (-5) e as distribuições foram submetidas a uma análise fatorial por meio do software PQmethod. Da análise surgiram três fatores (grupos), sendo que cada um desses representa um ponto de vista peculiar de um grupo de indivíduos em relação ao tema investigado. Com o cruzamento dos dados obtidos por meio dos instrumentos supracitados e da análise qualitativa e interpretativista, os três grupos que emergiram da análise fatorial foram definidos, caracterizados e interpretados pela pesquisadora. Os resultados apontam para cognições relacionadas à formação e ao papel do professor (Os Crítico-Reflexivos grupo 1), à interação entre professor-aluno e aluno-aluno e à motivação desses (Os Interativos grupo 2) e ao ensino de gramática e aos recursos didáticos (Os Tradicionalistas Fundamentados grupo 3). Eles poderão se mostrar úteis para a área de Linguística Aplicada (LA), contribuindo com a área de formação de professores, com a avaliação da prática do professor e da qualidade do ensino oferecido pela instituição e também com direcionamentos para futuras pesquisas na área de LA.
Abstract: The main goal of this research is to investigate and analyse the cognitions of teachers of language institutes about the English teaching-learning process and the relationship between teachers cognitions and their actions in class. Q methodology (Q-sorting), in combination with open questionnaire, classes observation and interviews, were used to bring out hidden structures in communicative situations and present convergences, as well as variations, in ways of thinking and constructing reality. The open questionnaire was applied as a secondary instrument to collect data for the investigation of the concourse of ideas and further development of the Q sample, which is the primary tool in Q methodology research approach. This Q sample of 56 items was used by in-service English teachers of language institutes in the Q-sorting process. These participants were asked to Q-sort the statements of the Q sample along a scale ranging from more agreement and/or relevance (+5) to less agreement and/or relevance (-5) and the results were submitted to factor analysis by the PQmethod software. Three factors/groups of participants emerged of the factor analysis, each of these represents a peculiar point of view of a group of respondents concerning the issue being investigated. From the data crossing obtained through the above mentioned instruments and through the qualitative and interpretative analysis, the three groups that emerged from the factor analysis were defined, characterized and interpreted by the researcher. The results refer to cognitions related to the role of the teacher (The Critic-Reflexive group 1), to the interaction between teacher-students and student-students and to motivation of these (The Interactive group 2) and to the teaching of grammar and pedagogical resources (The Based Traditionalists group 3). They could be useful to the area of Applied Linguistics (AL), contributing to teachers education, to the evaluation of teachers` practice and the quality of education offered by the institution and also as directions for future research in the AL field.
Palavras-chave: Cognições
Ensino-aprendizagem
Língua inglesa
Formação de professores
Metodologia Q
Cognitions
Teaching-learning
English language
Teachers` education
Q methodology
Cognição
Professores de ingles
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: NASCIMENTO, Carina Diniz. Cognições de professores de inglês sobre ensino-aprendizagem: um estudo Q. 2012. 178 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.107
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.107
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15417
Data de defesa: 28-Fev-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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