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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reconstrução de crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa em contexto de sala de aula
Autor(es): Souza, Angela Gonçalves de
Primeiro orientador: Cunha, Maria Carmem Khnychala
Primeiro membro da banca: Freitas, Alice Cunha de
Segundo membro da banca: Barcelos, Ana Maria Ferreira
Resumo: Este estudo analisa e discute as crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa em contexto de sala de aula, bem como visa a perceber possíveis reconstruções das crenças dos participantes. A Epistemologia Qualitativa configura-se como a natureza da pesquisa. Participaram do estudo 13 aprendizes de língua inglesa de nível básico II, de um instituto de línguas ligado a uma universidade federal, e a professora-pesquisadora. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: cartas e metáforas elaboradas pelos aprendizes, um diário reflexivo mantido pela professora-pesquisadora ao longo do semestre em que ministrou as aulas, e um completamento de frases feito pelos aprendizes ao final do curso. As crenças dos aprendizes foram discutidas a partir de três metáforas conceptuais que emergiram dos dados: APRENDIZAGEM É UM CAMINHO, APRENDER É UM JOGO, O USO DE ENGLISH ONLY É UMA ANGÚSTIA. Algumas de suas crenças eram positivas e foram reforçadas ao longo da pesquisa. Outras crenças poderiam ser obstáculos para o processo de aprendizagem e é possível vislumbrar o início de um processo de reconstrução dessas crenças por parte de alguns aprendizes. Em alguns casos, o caráter contraditório das crenças tornou difícil afirmar se alguns aprendizes estavam ou não reconstruindo suas crenças. Com relação às crenças da professora-pesquisadora, três temas foram bastante recorrentes em seu diário reflexivo: o uso da língua materna em sala de aula de língua inglesa, a pronúncia perfeita e o silêncio em sala de aula. Houve bastante reflexão e possível reconstrução de algumas dessas crenças, porém a professora-pesquisadora mostrou-se confusa com as crenças que demonstrou ter e a literatura que estudou a respeito dos temas, o que confirma o caráter paradoxal das crenças.
Abstract: This study analysis and discusses the beliefs about the English teaching and learning process in the context of a classroom, and it also aims to perceive possible reconstructions of participants beliefs. Qualitative Epistemology was the nature of the research. Thirteen English learners of basic II level from a language institute linked to a federal university, as well as the teacher-researcher were the participants of the study. The instruments used to collect the data were: letters and metaphors written by the learners, a reflective diary kept by the teacher-researcher throughout the semester, and a sentence completion questionnaire made by the learners at the end of the course. The learners beliefs were discussed based on three conceptual metaphors which emerged from the data: LEARNING AS A PATH, LEARNING IS A GAME, THE USE OF ENGLISH ONLY IS AN AGONY. Some of these beliefs were positive and sustained until the end of the research. Other learners beliefs, however, could have been obstacles for their learning process and it is possible to foresee the beginning of a belief reconstruction process by some learners. In some cases, the contradictory character of beliefs made it difficult to state if learners were or were not reconstructing their beliefs. In regard to the teacher-researcher s beliefs, three themes were more frequent in her reflective diary: the use of the mother tongue in the English classroom, the perfect pronunciation, and the silence in the classroom. The teacher-researcher reflected very much upon her beliefs and their reconstruction, however, she was sometimes confused with the beliefs she had and the literature that she had studied about the themes, which confirms the paradoxical character of beliefs.
Palavras-chave: Crenças
Professor reflexivo
Reconstrução de crenças
Metáforas
Beliefs
Reflective teacher
Belief reconstruction process
Metaphors
Língua inglesa - Métodos de ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: SOUZA, Angela Gonçalves de. Reconstrução de crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa em contexto de sala de aula. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15371
Data de defesa: 23-Fev-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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