Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15370
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As oficinas de teatro no processo de ensino e aprendizagem e na formação dos professores de língua inglesa: um estudo q
Autor(es): Coêlho, Margarete Afonso Borges
Primeiro orientador: Cunha, Maria Carmem Khnychala
Primeiro membro da banca: Mello, Dilma Maria de
Segundo membro da banca: Castro, Maria de Fátima Fonseca Guilherme de
Terceiro membro da banca: Bertoldo, Ernesto Sérgio
Quarto membro da banca: Duarte, Vera Lúcia Cabrera
Resumo: O principal objetivo deste estudo é levantar e analisar as cognições dos professores pré-serviço e da professora-pesquisadora deste estudo sobre o uso e possíveis contribuições das Oficinas de Teatro no processo de ensino e aprendizagem e na formação de professores de Língua Inglesa. Entendo que, por meio da análise das visões e pontos de vista dos envolvidos, posso obter uma melhor compreensão do processo de ensino e aprendizagem e da formação dos professores pré-serviço. Em uma abordagem qualitativa, quatro ferramentas distintas foram utilizadas: grupos focais, distribuição Q (Metodologia Q), sessões reflexivas e questionário. O grupo focal foi aplicado como instrumento secundário na coleta de dados para posterior elaboração da amostra Q, a qual constitui instrumento primário no uso da Metodologia Q de pesquisa. Essa amostra Q foi utilizada na distribuição Q pelos professores pré-serviço do III período de Letras de uma instituição particular de ensino superior do Alto Paranaíba. Esses participantes distribuíram os itens da amostra ao longo de uma escala, variando de mais semelhante ao meu ponto de vista (+5) a menos semelhante ao meu ponto de vista (-5) e os resultados foram submetidos, inicialmente, a uma análise fatorial por meio de um pacote estatístico denominado PQmethod. A partir da triangulação dos dados obtidos por meio dos instrumentos supracitados e da análise qualitativa e interpretativista, os grupos que emergiram da análise fatorial foram definidos, caracterizados e interpretados pela professora-pesquisadora. Os participantes compartilham pontos de vista na perspectiva de Aprendizes de língua (grupo A), Professores de língua (grupos B e C) e de Críticos (grupo D). A professora-pesquisadora também foi investigada e revelou suas cognições em consonância com os Aprendizes de língua e com Professores de língua, o que pode significar uma postura enraizada na dicotomia: desenvolvimento linguístico e formação profissional presentes nos cursos de Letras.
Abstract: The main goal of this study is to investigate and analyze the cognition of pre-service teachers and also of the teacher researcher of this study about the use and possible contributions of drama workshop to the teaching and learning process and to the education of English language teachers. I understand that by analyzing the points of view and opinions of those involved, I can get a better understanding of the teaching and learning process and of the education of pre-service teachers. In a qualitative approach, four different tools were used: focus groups, "Q" Distribution (Q Methodology), reflective sessions and questionnaire. The focus group was used as a secondary instrument to collect data for further development of the Q sample, which is the primary tool in the use of the Q methodology research approach. This Q sample was used in the Q Distribution of pre-service teachers of the third term of a Letras course of a private institution of a higher education Institute in Alto Paranaíba. These participants distributed the sample items throughout a scale ranging from "more likely my point of view" (+5) to "least likely my point of view" (-5) and the results were initially submitted to a factor analysis via a statistical package called PQmethod. From the triangulation of data obtained through the above mentioned instruments and through the qualitative and interpretive analysis, the groups that emerged from the factor analysis were defined, characterized and interpreted by the teacher researcher. The participants share points of view in the perspective of Language Learners (group A), Language Teachers (groups B and C) and Critics (group D). The teacher researcher was also investigated and revealed her cognitions in line with the Language Learners and with the Language Teachers, which may indicate a perspective tending towards the dichotomy: linguistic development and professional education in Letras Course.
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Língua inglesa
Formação de professores
Oficinas de teatro
Metodologia Q
Teaching
Learning
English language
Teacher education
Drama workshops
Q methodology
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Teatro Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: COÊLHO, Margarete Afonso Borges. As oficinas de teatro no processo de ensino e aprendizagem e na formação dos professores de língua inglesa: um estudo q . 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15370
Data de defesa: 26-Fev-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
margarete.pdf1.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.