Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15322
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar pragmático |
Autor(es): | Rios, Fernanda Cunha |
Primeiro orientador: | Freitas, Alice Cunha de |
Primeiro membro da banca: | Santos, João Bôsco Cabral dos |
Segundo membro da banca: | Veras, Maria Viviane do Amaral |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa com foco na política de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares teve como objetivo geral tentar compreender como o processo de inclusão desses alunos é percebido pelos sujeitos-professores de escolas estaduais e particulares da rede regular de ensino da cidade de Uberlândia, MG. Assim, investigamos a(s) política(s) de nomeação/predicação usada(s) pelos sujeitos-professores (que participaram desta pesquisa) para designar os alunos com necessidades educacionais especiais na escola e para fazer referência ao próprio processo. Buscamos compreender também as representações desses sujeitos-professores (nas diferentes instâncias da escola, a rede estadual e a rede particular da cidade de Uberlândia MG), no que diz respeito a esses alunos. O estudo foi desenvolvido com base na hipótese de que a política de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais é marcada por contradições, uma vez que a escola (representada aqui por professores), na verdade, anseia pela formação de turmas homogêneas e uma vez que, ao tentar lidar com as diferenças, ela acaba por abordar esse tema (a diferença) adotando uma atitude de complacência e tolerância (quase compaixão), muitas vezes até tentando abafar ou apagar essa diferença, ao invés de respeitá-la, de fato. Hipotetizamos ainda que, como conseqüência, a escola reforça o processo de essencialização daquilo que considera a norma (o normal, o natural) excluindo, de forma velada, aquele que não se enquadra na norma. Acreditamos, portanto, que o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares não está sendo efetivado, porque a forma como a questão do diferente é trabalhada nesse contexto, configura-se, na maioria dos casos, como uma forma velada de exclusão. |
Abstract: | This study, which focused on the process of inclusion of students with special educational needs in the context of regular schools in Uberlândia, MG, aimed at investigating how this process is being perceived and handled by teachers who work in both state and private schools. The main objectives of the research were: 1) to analyze the politics of naming and predicating adopted by those teachers, in order to refer (and designate) to the students (with special educational needs), as well as to the teachers attitudes and practices during the referred process. Our analysis was developed based on the theoretical background of Pragmatics and the so called Critical Linguistics. The hypothesis underlying our study was that the process of inclusion of students with special educational needs in the context of regular schools is characterized by contradictions. In a general sense, results show that when schools (represented here by the teachers) try to implement the process of inclusion, they, in fact, seek to form homogeneous classes, and, in an attempt to handle the differences, they end up by adopting stances and attitudes of complacency, almost compassion. As a consequence, schools reinforce the essencialization of what they consider to be the norm(al) , the natural , thus, excluding, in a veiled form, those who do not fit their parameters. It is our belief, thus, that the process of inclusion of students with special educational needs in the context of regular schools is not yet being accomplished because the way schools are dealing with the different result in a veiled form of exclusion. |
Palavras-chave: | Performatividade Política de nomeação/predicação Política de representação Identidade/diferença Inclusão/exclusão Alunos com necessidades educacionais especiais Inclusion/exclusion Performativity Naming/predicating Politics of representation Identity building Pragmática Inclusão em educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | RIOS, Fernanda Cunha. Processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar pragmático. 2008. 204 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15322 |
Data de defesa: | 26-Mai-2008 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Cunha.pdf | 9.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.