Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15293
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A língua do Museu da Língua Portuguesa
Autor(es): Mendes, Heloisa Mara
Primeiro orientador: Mussalim, Fernanda
Primeiro membro da banca: Fernandes, Cleudemar Alves
Segundo membro da banca: Silveira, Eliane Mara
Terceiro membro da banca: Mendonça, Marina Célia
Quarto membro da banca: Possenti, Sírio
Resumo: Neste trabalho, analisam-se os espaços permanentes de exposição do Museu da Língua Portuguesa, localizado na cidade de São Paulo - Brasil, e as instalações de uma de suas mostras temporárias, Menas: o certo do errado, o errado do certo, a partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso francesa. Mais especificamente, este trabalho fundamenta-se sobre a noção de formação discursiva proposta por Dominique Maingueneau, bem como em seus pressupostos teórico-metodológicos em torno das noções de semântica global e ethos. Parte-se, de um lado, de uma evidência mais histórica (a emergência de polêmicas em torno da língua portuguesa que, frequentemente, ocupam os mais diversos campos discursivos) e, de outro lado, da análise de um conjunto de textos, para se formular as hipóteses de que há, no Brasil, um discurso dominante sobre a língua portuguesa, que pode ser descrito como uma formação discursiva do bom uso da língua portuguesa, e de que o Museu da Língua Portuguesa pode ser considerado uma prática a mais dentre todas as práticas pertencentes a essa formação discursiva. Os objetivos a que nos propomos são descrever/analisar o funcionamento da formação discursiva em questão, bem como da instituição museológica, e verificar se ela pode ser considerada uma prática discursiva entre as demais práticas que constituem o discurso dominante sobre o português do Brasil. As análises realizadas demonstraram que o Museu da Língua Portuguesa se constitui como uma prática da formação discursiva do bom uso da língua portuguesa, embora a instituição procure dissimular seu pertencimento a ela, por meio da assunção de um ethos democrático.
Abstract: En este trabajo, son analizados los espacios permanentes de exposición del Museu da Língua Portuguesa, ubicado en la ciudad de São Paulo - Brasil, y las instalaciones de una de sus exposiciones temporales, Menas: o certo do errado, o errado do certo, a partir de la escuela francesa de Análisis del Discurso. Dicho de manera más específica, este trabajo está fundamentado sobre la noción de formación discursiva propuesta por Dominique Maingueneau, así como en sus presupuestos teóricos y metodológicos en torno a las nociones de semántica global y ethos. Se parte, de un lado, de una evidencia de orden más histórico (el surgimiento de polémicas sobre la lengua portuguesa que, a menudo, ocupan los más diversos campos discursivos) y, de otro lado, del análisis de un conjunto de textos, para formular las hipótesis de que hay, en Brasil, un discurso dominante sobre la lengua portuguesa, que puede ser descripto como una formación discursiva del buen uso de la lengua portuguesa, y de que el Museu da Língua Portuguesa puede ser considerado una práctica discursiva entre las demás prácticas que constituyen esa formación discursiva. Los objetivos que nos propusimos son describir/analizar el funcionamiento de la formación discursiva en cuestión, así como de la institución museológica, y averiguar si ella puede ser considerada una práctica discursiva entre las demás prácticas que constituyen el discurso dominante sobre el portugués de Brasil. Los análisis realizados demostraron que el Museu da Língua Portuguesa se constituye como una práctica de la formación discursiva del buen uso de la lengua portuguesa, aunque la institución intente disimular su pertenencia a ella, por medio de la asunción de un ethos democrático.
Palavras-chave: Análise do discurso
Formação discursiva
Semântica global
Ethos
Museu da Língua Portuguesa
Análisis del discurso
Formación discursiva
Museu da Língua Portuguesa (São Paulo, SP)
Semântica
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: MENDES, Heloisa Mara. A língua do Museu da Língua Portuguesa. 2013. 221 f. Tese (Doutorado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15293
Data de defesa: 22-Nov-2013
Aparece nas coleções:TESE - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LinguaMuseuLingua.pdf2.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.