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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15019
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Furação de ferros fundidos de alta resistência aplicados em cabeçotes de motores |
Título (s) alternativo (s): | Drilling of high strenght cast irons applied to engine cylinder heads |
Autor: | Silva, Aline Elias da |
Primer orientador: | Machado, Álisson Rocha |
Primer coorientador: | Guesser, Wilson Luiz |
Primer miembro de la banca: | Silva, Márcio Bacci da |
Segundo miembro de la banca: | Luiz, Nelis Evangelista |
Resumen: | Nos últimos anos, a necessidade de redução da emissão de poluentes tem impulsionado o crescimento da tecnologia para motores. O desenvolvimento de motores diesel é determinado pelo constante esforço em reduzir o peso e aumentar a performance. Desta forma, é necessário que componentes, como os blocos e cabeçotes de motores, possam suportar o aumento do pico de pressão de queima na câmera de combustão. Por tanto, é exigida uma maior resistência mecânica dos materiais empregados na confecção de blocos e cabeçotes, possibilitando a estas peças suportarem maiores pressões, reduzindo, assim, a possibilidade de falhas prematuras nesses componentes. Em função das menores espessuras de seções da peça obtidas, motores mais leves e menos poluentes podem ser fabricados. Entretanto, este fato constitui um desafio para a usinagem, devido à queda na produtividade e elevação do custo com ferramentas de corte. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva avaliar a usinabilidade de ferros fundidos de alta resistência para aplicação em cabeçotes de motores por meio de ensaios de furação, processo este escolhido por ser amplamente utilizado na confecção destes itens. A pesquisa consiste, fundamentalmente, no estudo da usinabilidade de dois materiais com resistências elevadas, o ferro fundido cinzento classe FC-300 com refino de grafita e adição de molibdênio e o ferro fundido cinzento FC-300 ligado ao molibdênio. Para efeito comparativo, outros dois materiais foram também estudados, sendo estes o ferro fundido cinzento classe FC-250 e o ferro fundido vermicular classe 450. Utilizou-se nos ensaios experimentais uma broca de aço com pontas de metal duro intercambiáveis. Como parâmetros de usinabilidade foram utilizados a vida das brocas, força de avanço e momento torçor, além de análises da qualidade dos furos produzidos. De um modo geral, os resultados mostraram que o ferro cinzento FC-250 apresentou a melhor usinabilidade, seguido dos ferros cinzentos da classe 300, enquanto o ferro fundido vermicular demonstrou possuir a pior usinabilidade. |
Abstract: | In recent years, the need to reduce pollution has driven the growth of technology for engines. The development of diesel engines is determined by the constant effort to reduce weight and improve performance. Thus, it is necessary that components such as engine blocks and cylinder heads, can withstand increased peak pressure in the combustion camera. Therefore, an increased mechanical strength of the materials used in the manufacture of engine blocks and heads is required, enabling these parts withstand higher pressures, thereby reducing the possibility of premature failure of these components. Due to the smaller piece thicknesses obtained, lighter and less polluting engines can be manufactured. However, this fact is a challenge for machining due to lower productivity and higher costs with cutting tools. In this sense, this study aims to evaluate the machinability of high-strength cast irons for use in engine cylinder heads through drilling tests, a process chosen because it is widely used in the manufacture of these items. Basically, the research focus on the study of the machinability of two materials with high resistance, the grey cast iron FC-300 with refining of the graphite and addition of molybdenum and the grey cast iron FC-300 with addition of molybdenum. For comparison purposes other two materials were also studied, the grey cast iron FC-250 and the compact graphite iron CGI-450. A steel drill with interchangeable carbide tips was used in the drilling tests. As machinability parameters were used the drill s life, the thrust force and torque, and the quality of the holes produced. Overall, the results showed that the grey cast iron FC-250 showed the best machinability, followed by the grey irons of the 300 class, while the compacted graphite iron has demonstrated the worst machinability. |
Palabras clave: | Ferros fundidos de alta resistência Usinabilidade Características microestruturais Furação Desgaste da ferramenta High strength cast irons Machinability Microstructural characteristics Drilling Tool wear Ferro fundido Microestrutura Metais - Usinabilidade Desgaste mecânico |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
Cita: | SILVA, Aline Elias da. Drilling of high strenght cast irons applied to engine cylinder heads. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.149 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.149 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15019 |
Fecha de defensa: | 26-feb-2016 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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