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dc.creatorSilva, Aline Elias da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:41:10Z-
dc.date.available2016-06-17-
dc.date.available2016-06-22T18:41:10Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Elias da. Drilling of high strenght cast irons applied to engine cylinder heads. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.149por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15019-
dc.description.abstractIn recent years, the need to reduce pollution has driven the growth of technology for engines. The development of diesel engines is determined by the constant effort to reduce weight and improve performance. Thus, it is necessary that components such as engine blocks and cylinder heads, can withstand increased peak pressure in the combustion camera. Therefore, an increased mechanical strength of the materials used in the manufacture of engine blocks and heads is required, enabling these parts withstand higher pressures, thereby reducing the possibility of premature failure of these components. Due to the smaller piece thicknesses obtained, lighter and less polluting engines can be manufactured. However, this fact is a challenge for machining due to lower productivity and higher costs with cutting tools. In this sense, this study aims to evaluate the machinability of high-strength cast irons for use in engine cylinder heads through drilling tests, a process chosen because it is widely used in the manufacture of these items. Basically, the research focus on the study of the machinability of two materials with high resistance, the grey cast iron FC-300 with refining of the graphite and addition of molybdenum and the grey cast iron FC-300 with addition of molybdenum. For comparison purposes other two materials were also studied, the grey cast iron FC-250 and the compact graphite iron CGI-450. A steel drill with interchangeable carbide tips was used in the drilling tests. As machinability parameters were used the drill s life, the thrust force and torque, and the quality of the holes produced. Overall, the results showed that the grey cast iron FC-250 showed the best machinability, followed by the grey irons of the 300 class, while the compacted graphite iron has demonstrated the worst machinability.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFerros fundidos de alta resistênciapor
dc.subjectUsinabilidadepor
dc.subjectCaracterísticas microestruturaispor
dc.subjectFuraçãopor
dc.subjectDesgaste da ferramentapor
dc.subjectHigh strength cast ironseng
dc.subjectMachinabilityeng
dc.subjectMicrostructural characteristicseng
dc.subjectDrillingeng
dc.subjectTool weareng
dc.subjectFerro fundidopor
dc.subjectMicroestruturapor
dc.subjectMetais - Usinabilidadepor
dc.subjectDesgaste mecânicopor
dc.titleFuração de ferros fundidos de alta resistência aplicados em cabeçotes de motorespor
dc.title.alternativeDrilling of high strenght cast irons applied to engine cylinder headseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Guesser, Wilson Luiz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780129Y9por
dc.contributor.advisor1Machado, Álisson Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781203T2por
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Bacci da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785913J0por
dc.contributor.referee2Luiz, Nelis Evangelista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798380T3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4447787H4por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoNos últimos anos, a necessidade de redução da emissão de poluentes tem impulsionado o crescimento da tecnologia para motores. O desenvolvimento de motores diesel é determinado pelo constante esforço em reduzir o peso e aumentar a performance. Desta forma, é necessário que componentes, como os blocos e cabeçotes de motores, possam suportar o aumento do pico de pressão de queima na câmera de combustão. Por tanto, é exigida uma maior resistência mecânica dos materiais empregados na confecção de blocos e cabeçotes, possibilitando a estas peças suportarem maiores pressões, reduzindo, assim, a possibilidade de falhas prematuras nesses componentes. Em função das menores espessuras de seções da peça obtidas, motores mais leves e menos poluentes podem ser fabricados. Entretanto, este fato constitui um desafio para a usinagem, devido à queda na produtividade e elevação do custo com ferramentas de corte. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva avaliar a usinabilidade de ferros fundidos de alta resistência para aplicação em cabeçotes de motores por meio de ensaios de furação, processo este escolhido por ser amplamente utilizado na confecção destes itens. A pesquisa consiste, fundamentalmente, no estudo da usinabilidade de dois materiais com resistências elevadas, o ferro fundido cinzento classe FC-300 com refino de grafita e adição de molibdênio e o ferro fundido cinzento FC-300 ligado ao molibdênio. Para efeito comparativo, outros dois materiais foram também estudados, sendo estes o ferro fundido cinzento classe FC-250 e o ferro fundido vermicular classe 450. Utilizou-se nos ensaios experimentais uma broca de aço com pontas de metal duro intercambiáveis. Como parâmetros de usinabilidade foram utilizados a vida das brocas, força de avanço e momento torçor, além de análises da qualidade dos furos produzidos. De um modo geral, os resultados mostraram que o ferro cinzento FC-250 apresentou a melhor usinabilidade, seguido dos ferros cinzentos da classe 300, enquanto o ferro fundido vermicular demonstrou possuir a pior usinabilidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.149pt_BR
dc.orcid.putcode81756118-
dc.crossref.doibatchida330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3-
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