Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15005
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Drag of road cars: cost-effective CFD setup, proposal of an aerodynamic concept and case studies |
Autor(es): | Soares, Renan Francisco |
Primeiro orientador: | Souza, Francisco José de |
Primeiro membro da banca: | Silveira Neto, Aristeu da |
Segundo membro da banca: | Borges, Jose Antonio Ferreira |
Terceiro membro da banca: | Silveira, Rafael Araújo da |
Resumo: | O arrasto aerodinâmico de automóveis é o tema abordado neste trabalho. O objetivo principal é maximizar a eficiência energética de veículos, principalmente aqueles produzidos no Brasil. Tal objetivo pode ser alcançado através de tecnologia em aerodinâmica automotiva focada na redução de arrasto. Para isto, esta pesquisa trata desde a solução computacional de escoamentos ao redor da geometria de veículos, até a proposta de conceito aerodinâmico e estudo de casos. No que se refere a solução computacional, este trabalho resulta uma metodologia de melhores práticas para uso da técnica CFD, em caráter de melhor custo-benefício dos recursos computacionais para predição de arrasto aerodinâmico. Isto pode levar a melhoramento do tempo de desenvolvimento em aerodinâmica pelas indústrias automobilística. Consequentemente, a possibilidade de mais resultados pode levar a novos conceitos e/ou otimização de geometria em período de tempo mais curto. O conceito aerodinâmico proposto para carros tipo fastback destina-se a redução do arrasto e, consequentemente, atuar beneficamente na questão de eficiência energética. Apesar de ser uma proposta conceitual, este fundamenta-se em um estudo sistemático via CFD dos métodos de sucção e sopramento de jatos. Ainda, o conceito é aplicável do ponto de vista de projeto. A terceira parte da pesquisa recai sobre a análise de veículos modelo Hatch 2015, e também sobre o efeito dos gases do escapamento no arrasto aerodinâmico. O primeiro tema compara forças aerodinâmicas e características da geometria através do perfil dos modelos Hatch 2015 brasileiros mais vendidos de dez marcas, enquanto o segundo tema aborda quantitativamente o efeito da posição da saída do escapamento no arrasto de uma geometria veicular. |
Abstract: | This research investigates the drag in automotive aerodynamics. The main aim is to maximize the fuel efficiency of road cars, mainly those produced in Brazil. This is believed to be possible by means of aerodynamic development in drag reduction. In order to achieve this aim, this research investigates starting from the computational solution of vehicle aerodynamics, an aerodynamic concept is proposed and some cases are investigated. Regarding the computational solution, this research outlines a best practice for the best costefficiency of computational resources, from the point of drag prediction over realistic car geometries. It may lead to improve the current aerodynamic development time in the automotive industry. As consequence, the increase in the amount of results would ground new concepts and shape optimization in a shorter time. The proposal of an aerodynamic concept for fastback car models is aligned to the drag reduction, and subsequently the fuel efficiency aspect. Even though it is a concept, it has been based on a systematic CFD (Computational Fluid Dynamics) analysis of blowing and suction jet methods. In addition, it also would be feasible in the view of manufacturing process. The third part of this work analyses the Brazilian Hatch 2015 cars and investigates the effect of exhaust gases on the drag coefficient of a realistic car model. The former compares the aerodynamic forces and geometry features of the best-selling Hatch 2015 car profiles, while the latter part deals with the quantitative effect of tailpipe position on the drag of a car model. |
Palavras-chave: | Arrasto aerodinâmico Veículo Aerodinâmica CFD Melhores práticas Indústria automobilística brasileira Gases de escape veicular Drag Road car Aerodynamics CFD Best practice Brazilian automotive industry Exhaust gas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
Referência: | SOARES, Renan Francisco. Drag of road cars: cost-effective CFD setup, proposal of an aerodynamic concept and case studies. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.352 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.352 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15005 |
Data de defesa: | 29-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DragRoadCars.pdf | 10.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.