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dc.creatorSoares, Renan Francisco-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:41:07Z-
dc.date.available2016-04-07-
dc.date.available2016-06-22T18:41:07Z-
dc.date.issued2015-07-29-
dc.identifier.citationSOARES, Renan Francisco. Drag of road cars: cost-effective CFD setup, proposal of an aerodynamic concept and case studies. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.352por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15005-
dc.description.abstractThis research investigates the drag in automotive aerodynamics. The main aim is to maximize the fuel efficiency of road cars, mainly those produced in Brazil. This is believed to be possible by means of aerodynamic development in drag reduction. In order to achieve this aim, this research investigates starting from the computational solution of vehicle aerodynamics, an aerodynamic concept is proposed and some cases are investigated. Regarding the computational solution, this research outlines a best practice for the best costefficiency of computational resources, from the point of drag prediction over realistic car geometries. It may lead to improve the current aerodynamic development time in the automotive industry. As consequence, the increase in the amount of results would ground new concepts and shape optimization in a shorter time. The proposal of an aerodynamic concept for fastback car models is aligned to the drag reduction, and subsequently the fuel efficiency aspect. Even though it is a concept, it has been based on a systematic CFD (Computational Fluid Dynamics) analysis of blowing and suction jet methods. In addition, it also would be feasible in the view of manufacturing process. The third part of this work analyses the Brazilian Hatch 2015 cars and investigates the effect of exhaust gases on the drag coefficient of a realistic car model. The former compares the aerodynamic forces and geometry features of the best-selling Hatch 2015 car profiles, while the latter part deals with the quantitative effect of tailpipe position on the drag of a car model.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArrasto aerodinâmicopor
dc.subjectVeículopor
dc.subjectAerodinâmicapor
dc.subjectCFDpor
dc.subjectMelhores práticaspor
dc.subjectIndústria automobilística brasileirapor
dc.subjectGases de escape veicularpor
dc.subjectDrageng
dc.subjectRoad careng
dc.subjectAerodynamicseng
dc.subjectCFDeng
dc.subjectBest practiceeng
dc.subjectBrazilian automotive industryeng
dc.subjectExhaust gaseng
dc.titleDrag of road cars: cost-effective CFD setup, proposal of an aerodynamic concept and case studiespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703183Y4por
dc.contributor.referee1Silveira Neto, Aristeu da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781876D5&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee2Borges, Jose Antonio Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784502H9por
dc.contributor.referee3Silveira, Rafael Araújo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761556H1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4434249A1por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoO arrasto aerodinâmico de automóveis é o tema abordado neste trabalho. O objetivo principal é maximizar a eficiência energética de veículos, principalmente aqueles produzidos no Brasil. Tal objetivo pode ser alcançado através de tecnologia em aerodinâmica automotiva focada na redução de arrasto. Para isto, esta pesquisa trata desde a solução computacional de escoamentos ao redor da geometria de veículos, até a proposta de conceito aerodinâmico e estudo de casos. No que se refere a solução computacional, este trabalho resulta uma metodologia de melhores práticas para uso da técnica CFD, em caráter de melhor custo-benefício dos recursos computacionais para predição de arrasto aerodinâmico. Isto pode levar a melhoramento do tempo de desenvolvimento em aerodinâmica pelas indústrias automobilística. Consequentemente, a possibilidade de mais resultados pode levar a novos conceitos e/ou otimização de geometria em período de tempo mais curto. O conceito aerodinâmico proposto para carros tipo fastback destina-se a redução do arrasto e, consequentemente, atuar beneficamente na questão de eficiência energética. Apesar de ser uma proposta conceitual, este fundamenta-se em um estudo sistemático via CFD dos métodos de sucção e sopramento de jatos. Ainda, o conceito é aplicável do ponto de vista de projeto. A terceira parte da pesquisa recai sobre a análise de veículos modelo Hatch 2015, e também sobre o efeito dos gases do escapamento no arrasto aerodinâmico. O primeiro tema compara forças aerodinâmicas e características da geometria através do perfil dos modelos Hatch 2015 brasileiros mais vendidos de dez marcas, enquanto o segundo tema aborda quantitativamente o efeito da posição da saída do escapamento no arrasto de uma geometria veicular.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.352por
dc.orcid.putcode81756046-
dc.crossref.doibatchid69dde809-677a-4149-b520-da7b54902e26-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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