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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15000
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Análise e projeto de sistema de acionamento para caçamba basculante |
Author: | Schulz, Freddy Johnatan |
First Advisor: | Oliveira, Sonia Aparecida Goulart de |
First coorientator: | Borges, Jose Antonio Ferreira |
First member of the Committee: | Carvalho, João Carlos Mendes |
Second member of the Committee: | Oliveira, Luiz Cláudio |
Summary: | No Brasil, mais da metade do transporte de cargas é realizado por caminhões. Os caminhões equipados com caçambas basculantes são uma importante alternativa para o transporte de produtos granulados, porque apresenta um método rápido e prático de descarregamento. Este trabalho apresenta um estudo de melhoramento de um sistema de acionamento de caçambas basculantes conhecido como Sistema Indireto de Basculamento. Para a realização deste estudo foi estabelecido um método de análise combinatória para que todas as possibilidades de projeto pudessem ser avaliadas do ponto de vista das forças de acionamento envolvidas no mecanismo. Posteriormente, com a determinação de novas configurações para o projeto, os principais componentes do sistema foram dimensionados com o auxílio do método dos elementos finitos. Para realizar a análise combinatória foi criado um algoritmo computacional, no qual foram inseridas as equações que determinam a geometria e as forças de acionamento do mecanismo. Até o presente momento, as empresas de pequeno porte, que prestam este serviço, concebiam o projeto da geometria básica deste tipo de mecanismo, usando um método gráfico que, apesar de ser simples, não trazia a possibilidade de uma investigação completa do problema. Contudo, para se realizar uma análise mais eficaz do projeto, foi necessário encontrar uma equação algébrica que relacionasse as diversas variáveis do problema para se determinar a geometria do mecanismo. Desta forma, foi possível desenvolver o projeto do mecanismo através de um método algébrico, em substituição ao método gráfico utilizado atualmente. Além de contribuir com a apresentação de um novo método para projetar este mecanismo especificamente, o trabalho traz uma metodologia, que poderá ser utilizada em outros mecanismos da mesma natureza. Aplicando a metodologia proposta, quatro novos projetos de sistemas indiretos de basculamento foram estabelecidos e poderão ser construídos e avaliados por uma empresa fabricante de implementos rodoviários. Os novos projetos, apresentam níveis de tensão/deformação compatíveis com o modelo existente, e em 3 deles conseguiu-se diminuir o peso final do dispositivo. |
Abstract: | In Brazil, trucks do more than half of cargo transportation. Dump trucks are an important alternative to the transportation of granulated products, because it presents a quick and convenient unloading method. This paper presents an improvement study of a dump trucks drive system known as Indirect Tipping System. For this study was established a combinatorial analysis method so that all the design possibilities could be assessed from the perspective of driving forces involved in the mechanism. Later, with the determination of new settings for the project, the main components of the system ware scaled with the help of the finite element analysis. To perform combinatorial, a computational program analysis was created, where the input are the equations that determine the geometry and forces of the drive the mechanism. Up to now, in small company that provide this service, the project of the mechanism is done by a graphical method. Although simple, this method do not bring the possibility of a thorough investigation of the problem. However, to perform more efficient design analysis, it was necessary to obtain an algebraic equation that relates the different variables of the problem to determine the geometry of the mechanism. Thus, it was possible to develop the design of the device through an algebraic method, replacing the graphical method currently used. Besides contributing to the presentation of a new method to design this mechanism specifically, this work brings a method, which may be used on other devices of the same type. Applying the proposed methodology, four new projects of indirect tipping systems have been established and can be produced and evaluated by a manufacturer of road equipment. The new projects, present levels of stress/deformation compatible with the existing model, and in three of them, it was possible to reduce the final weight of the device. |
Keywords: | Caçamba basculante Mecanismo de acionamento Sistema indireto de basculamento Caminhões Método dos elementos finitos Dump trucks Drive mechanism Indirect tipping system Trucks Finite element method Método dos elementos finitos Caminhões Transporte de mercadorias |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Engenharias |
Program: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
Quote: | SCHULZ, Freddy Johnatan. Análise e projeto de sistema de acionamento para caçamba basculante. 2015. 219 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.235 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.235 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15000 |
Date of defense: | 6-Apr-2015 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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