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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise experimental de desempenho térmico de nanofluidos em radiador automotivo
Título (s) alternativo (s): Experimental analysis of thermal performance of nanofluids in automotive radiators
Autor: Rodrigues, Nayara Leite
Primer orientador: Bandarra Filho, Enio Pedone
Primer miembro de la banca: Carvalho, Solidônio Rodrigues de
Segundo miembro de la banca: Jian, Su
Resumen: Uma nova classe de fluido refrigerante, onde nanopartículas são dispersas em fluidos convencionais, tem sido estudada e promete revolucionar os sistemas de transferência de calor, devido à alta condutividade térmica atribuída a esses fluidos, chamados nanofluidos. Neste trabalho, nanopartículas de prata foram dispersas em uma mistura de água/etileno glicol (70/30 em vol.), com o objetivo de analisar o desempenho térmico destes aplicados em um radiador automotivo, através do coeficiente global de transferência de calor. Com essa finalidade, uma bancada experimental foi montada e instrumentada, sendo que os nanofluidos foram produzidas pelo método de dois passos. Os ensaios foram realizados em um radiador automotivo, alojado a um túnel de vento, utilizando amostras do fluido base e de nanofluidos com concentrações de 0,02% e 0,06% em vol., com o objetivo de comparar ambos os fluidos. Além de analisar o comportamento do nanofluido com diferentes temperaturas do líquido, neste tipo de aplicação, foi observado deposição de nanopartículas no circuito, operando com temperatura de 95 ºC. Os resultados mostraram que os nanofluidos apresentam um coeficiente global de transferência de calor inferior ao fluido base para uma mesma vazão mássica do líquido e mesmas condições de operação, chegando a uma redução de 44,1% comparado com o fluido base, com exceção de um único caso, onde houve um incremento de 4,9% do coeficiente global de transferência de calor do nanofluido com relação ao fluido base.
Abstract: A new class of refrigerant which nanoparticles are dispersed in a conventional fluid has been studied and promises to revolutionize heat transfer systems, due to high thermal conductivity attributed to these fluids, called nanofluids. In this work, silver nanoparticles were dispersed in a mixture of water / ethylene glycol (70/30 by vol.) In order to analyze the thermal performance applied to an automotive radiator, through the global coefficient of heat transfer. For this purpose, an experimental facilitys was assembled and instrumented, and the nanofluids were produced using a two step method. The tests were conducted in an automotive radiator, in a wind tunnel using samples of the base fluid and nanofluids at concentrations of 0.02% and 0.06 vol.%, in order to compare the two fluids. Besides analyzing the nanofluid behavior at different temperatures of the liquid in this type of application, deposition of nanoparticles was observed in the circuit when operating at temperature of 95 ° C. The results show that nanofluids have an overall heat transfer coefficient below in relation to the base fluid for the same liquid mass flow rate and the same operating conditions, reaching a reduction of 44.1% with the exception of one case, where an increase of 4.9% compared to the base fluid was observed.
Palabras clave: Nanofluido
Radiador automotivo
Transferência de calor
Nanofluids
Automotive radiator
Heat transfer
Calor - Transmissão
Difusividade térmica
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Cita: RODRIGUES, Nayara Leite. Experimental analysis of thermal performance of nanofluids in automotive radiators. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.221
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.221
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14996
Fecha de defensa: 30-mar-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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