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dc.creatorRodrigues, Nayara Leite-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:41:04Z-
dc.date.available2016-02-17-
dc.date.available2016-06-22T18:41:04Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Nayara Leite. Experimental analysis of thermal performance of nanofluids in automotive radiators. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.221por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14996-
dc.description.abstractA new class of refrigerant which nanoparticles are dispersed in a conventional fluid has been studied and promises to revolutionize heat transfer systems, due to high thermal conductivity attributed to these fluids, called nanofluids. In this work, silver nanoparticles were dispersed in a mixture of water / ethylene glycol (70/30 by vol.) In order to analyze the thermal performance applied to an automotive radiator, through the global coefficient of heat transfer. For this purpose, an experimental facilitys was assembled and instrumented, and the nanofluids were produced using a two step method. The tests were conducted in an automotive radiator, in a wind tunnel using samples of the base fluid and nanofluids at concentrations of 0.02% and 0.06 vol.%, in order to compare the two fluids. Besides analyzing the nanofluid behavior at different temperatures of the liquid in this type of application, deposition of nanoparticles was observed in the circuit when operating at temperature of 95 ° C. The results show that nanofluids have an overall heat transfer coefficient below in relation to the base fluid for the same liquid mass flow rate and the same operating conditions, reaching a reduction of 44.1% with the exception of one case, where an increase of 4.9% compared to the base fluid was observed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNanofluidopor
dc.subjectRadiador automotivopor
dc.subjectTransferência de calorpor
dc.subjectNanofluidseng
dc.subjectAutomotive radiatoreng
dc.subjectHeat transfereng
dc.subjectCalor - Transmissãopor
dc.subjectDifusividade térmicapor
dc.titleAnálise experimental de desempenho térmico de nanofluidos em radiador automotivopor
dc.title.alternativeExperimental analysis of thermal performance of nanofluids in automotive radiatorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bandarra Filho, Enio Pedone-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702556U9por
dc.contributor.referee1Carvalho, Solidônio Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762468A6por
dc.contributor.referee2Jian, Su-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798335A5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4650355T4por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoUma nova classe de fluido refrigerante, onde nanopartículas são dispersas em fluidos convencionais, tem sido estudada e promete revolucionar os sistemas de transferência de calor, devido à alta condutividade térmica atribuída a esses fluidos, chamados nanofluidos. Neste trabalho, nanopartículas de prata foram dispersas em uma mistura de água/etileno glicol (70/30 em vol.), com o objetivo de analisar o desempenho térmico destes aplicados em um radiador automotivo, através do coeficiente global de transferência de calor. Com essa finalidade, uma bancada experimental foi montada e instrumentada, sendo que os nanofluidos foram produzidas pelo método de dois passos. Os ensaios foram realizados em um radiador automotivo, alojado a um túnel de vento, utilizando amostras do fluido base e de nanofluidos com concentrações de 0,02% e 0,06% em vol., com o objetivo de comparar ambos os fluidos. Além de analisar o comportamento do nanofluido com diferentes temperaturas do líquido, neste tipo de aplicação, foi observado deposição de nanopartículas no circuito, operando com temperatura de 95 ºC. Os resultados mostraram que os nanofluidos apresentam um coeficiente global de transferência de calor inferior ao fluido base para uma mesma vazão mássica do líquido e mesmas condições de operação, chegando a uma redução de 44,1% comparado com o fluido base, com exceção de um único caso, onde houve um incremento de 4,9% do coeficiente global de transferência de calor do nanofluido com relação ao fluido base.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.221por
dc.orcid.putcode81756032-
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
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