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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise aeroacústica de jatos coaxiais em regime subsônico
Título (s) alternativo (s): Aeroacoustc analysis of coaxial jets in subsonic flow
Autor: Ferreira, Fábio Garcia Temistocles
Primer orientador: Silveira Neto, Aristeu da
Primer coorientador: Almeida, Odenir de
Primer miembro de la banca: Souza, Francisco José de
Segundo miembro de la banca: Gasche, José Luiz
Resumen: O presente trabalho refere-se ao estudo da influência de parâmetros geométricos e de velocidade de escoamento, sobre o ruído gerado por bocais coaxiais, semelhantes aos utilizados em motores de aeronaves modernas. Para isso, utiliza-se de uma metodologia escolhida de um conjunto de metodos dispostos no codigo computacional comercial CFD++/CAA++ Metacomp Inc. São propostas equações medias aliadas a um metodo de sintetização de turbulência e as analogias de Lighthill, a m de se calcular o espectro de ruído e compará-lo a dados experimentais obtidos do projeto JEAN EU. Nos casos simulados, são previstas variações na razão entre as velocidades do bocal primario (interno) e secundario (corrente by-pass) e ainda variações na razão entre a area do bocal primario e secundario; são analisadas as influências da variação destes parâmetros sobre as quantidades turbulentas e sobre o ruído captado por um observador a distância. Percebeu-se que os parâmetros que aumentam os níveis de turbulência necessariamente têm o mesmo efeito sobre o ruído. Os espectros de ruído foram bem calculados dentro da faixa estabelecida (102 a 104 Hz) com uma diferença de 2 a 8 dB entre os resultados numericos e os dados experimentais. Em geral, as tendências apontadas pelos dados experimentais são observadas nos dados numericos e quanto menor a razão de velocidades e maior a razão de area, menor e o ruído relativo emitido.
Abstract: The present work refers to a study of geometrical and velocity parameters of the ow, an their in uence on the noise generated by coaxial nozzles, similar to the ones used in modern aircraft engine. For this purpose, a methodolgy is chosen from a set of methods disposed within CFD++/CAA++ commercial code Metacomp Inc. Averaged equations coupled with a uctuation synthesization model and the integral formulation of the Lighthill acoustic analogy are employed to calculate the noise spectrum and compare it to experimental data from JEAN EU Project. In the simulations, are made variations of the secondary to primary stream velocity ratio and the secondary to primary exhaust area ratio; the in uence of those parameters in the turbulence and noise are analysed. It was noticed: if the parameter increases the turbulence level, it does the same to the noise level. The noise spectrum was well computated into de range previously established (102 a 104 Hz), with dierence between the numerical and experimental levels is from 2 through 8dB s. In general, the trends pointed by the experimental data are also observed in numerical results, the lower the secondary to primary velocity ratio, and higher the area ratio are, the lower the related noise shall be.
Palabras clave: Aeronaves - Ruído
Aeroácustica
Ruído de jato
Bocais coaxiais
Aeroacoustics
Jet noise
Coaxial nozzle
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Cita: FERREIRA, Fábio Garcia Temistocles. Aeroacoustc analysis of coaxial jets in subsonic flow. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14946
Fecha de defensa: 23-ago-2013
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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