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dc.creatorFerreira, Fábio Garcia Temistocles
dc.date.accessioned2016-06-22T18:40:33Z-
dc.date.available2014-07-05
dc.date.available2016-06-22T18:40:33Z-
dc.date.issued2013-08-23
dc.identifier.citationFERREIRA, Fábio Garcia Temistocles. Aeroacoustc analysis of coaxial jets in subsonic flow. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14946-
dc.description.abstractThe present work refers to a study of geometrical and velocity parameters of the ow, an their in uence on the noise generated by coaxial nozzles, similar to the ones used in modern aircraft engine. For this purpose, a methodolgy is chosen from a set of methods disposed within CFD++/CAA++ commercial code Metacomp Inc. Averaged equations coupled with a uctuation synthesization model and the integral formulation of the Lighthill acoustic analogy are employed to calculate the noise spectrum and compare it to experimental data from JEAN EU Project. In the simulations, are made variations of the secondary to primary stream velocity ratio and the secondary to primary exhaust area ratio; the in uence of those parameters in the turbulence and noise are analysed. It was noticed: if the parameter increases the turbulence level, it does the same to the noise level. The noise spectrum was well computated into de range previously established (102 a 104 Hz), with dierence between the numerical and experimental levels is from 2 through 8dB s. In general, the trends pointed by the experimental data are also observed in numerical results, the lower the secondary to primary velocity ratio, and higher the area ratio are, the lower the related noise shall be.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAeronaves - Ruídopor
dc.subjectAeroácusticapor
dc.subjectRuído de jatopor
dc.subjectBocais coaxiaispor
dc.subjectAeroacousticseng
dc.subjectJet noiseeng
dc.subjectCoaxial nozzleeng
dc.titleAnálise aeroacústica de jatos coaxiais em regime subsônicopor
dc.title.alternativeAeroacoustc analysis of coaxial jets in subsonic floweng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Odenir de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709319Z0por
dc.contributor.advisor1Silveira Neto, Aristeu da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781876D5&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Souza, Francisco José de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703183Y4por
dc.contributor.referee2Gasche, José Luiz
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798091D8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4487095P4por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se ao estudo da influência de parâmetros geométricos e de velocidade de escoamento, sobre o ruído gerado por bocais coaxiais, semelhantes aos utilizados em motores de aeronaves modernas. Para isso, utiliza-se de uma metodologia escolhida de um conjunto de metodos dispostos no codigo computacional comercial CFD++/CAA++ Metacomp Inc. São propostas equações medias aliadas a um metodo de sintetização de turbulência e as analogias de Lighthill, a m de se calcular o espectro de ruído e compará-lo a dados experimentais obtidos do projeto JEAN EU. Nos casos simulados, são previstas variações na razão entre as velocidades do bocal primario (interno) e secundario (corrente by-pass) e ainda variações na razão entre a area do bocal primario e secundario; são analisadas as influências da variação destes parâmetros sobre as quantidades turbulentas e sobre o ruído captado por um observador a distância. Percebeu-se que os parâmetros que aumentam os níveis de turbulência necessariamente têm o mesmo efeito sobre o ruído. Os espectros de ruído foram bem calculados dentro da faixa estabelecida (102 a 104 Hz) com uma diferença de 2 a 8 dB entre os resultados numericos e os dados experimentais. Em geral, as tendências apontadas pelos dados experimentais são observadas nos dados numericos e quanto menor a razão de velocidades e maior a razão de area, menor e o ruído relativo emitido.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81756311-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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