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dc.creatorSales, Thiago de Paula-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:40:23Z-
dc.date.available2013-06-04-
dc.date.available2016-06-22T18:40:23Z-
dc.date.issued2012-10-18-
dc.identifier.citationSALES, Thiago de Paula. Computational-numerical modeling of flexible multibody systems containing viscoelastic materials. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.353por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14921-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the dynamic modeling of flexible multibody systems subjected to viscoelastic damping for the purpose of passive vibration control. Accounting for the fact that the large majority of previous research work has been focused on viscoelastic vibration control of fixed-geometry structures, the main goals of this essay are: i) to integrate, sistematically, the formulation pertaining to the various aspects addressed in the derivation of the numerical models of viscoelastic flexible multibody systems, namely: Lagrangean approach as applied to flexible multibody systems, finite element discretization, viscoelastic constitutive models, algorithms for numerical solution of differential-algebraic systems of equations; ii) to implement and validate computer codes intended for the dynamics simulation of flexible multibody systems containing viscoelastic elements; iii) to appraise, through numerical simulations, the effectiveness of viscoelastic treatments in terms of vibration mitigation of two types of mechanical systems, namely: closed-chain plane mechanisms and spacecraft containing flexible appendages. A constitutive law based of fractional derivatives is considered for the modeling of the viscoelastic behavior. Both the Finite Element Method, associated to floating reference frames, and the Assumed Modes Method are used to perform spatial discretization of the equations of motion. Numerical simulations are accomplished for two different multibody systems: a plane flexible four bar linkage, and an artifitial satellite containing flexible appendages and attitude control based on a reaction wheel. The results obtained from numerical integration of the nonlinear dynamic equations of motion enabled to evaluate the influence of the components compliance on the dynamic responses. They also prove that viscoelastic treatments can be effectively implemented.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectViscoelasticidadepor
dc.subjectSistemas multicorpos flexíveispor
dc.subjectControle passivo de vibraçõespor
dc.subjectViscoelasticityeng
dc.subjectFlexible multibody systemseng
dc.subjectPassive vibration controleng
dc.subjectVibraçãopor
dc.titleModelagem numérico-computacional de sistema multicorpos flexíveis contendo materiais viscoelásticospor
dc.title.alternativeComputational-numerical modeling of flexible multibody systems containing viscoelastic materialseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rade, Domingos Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781681T7por
dc.contributor.referee1Lima, Antônio Marcos Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766019D6por
dc.contributor.referee2Trindade, Marcelo Areias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791273P7por
dc.contributor.referee3Bavastri, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769586A7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241745T5por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mêcanicapor
dc.description.resumoEsta Dissertação lida com a modelagem dinâmica de sistemas mecânicos dotados de múltiplos corpos contendo elementos flexíveis, os quais são submetidos à presença de amortecimento viscoelástico para o fim de controle passivo de vibrações. Dado que a grande maioria dos estudos anteriormente realizados tratam do controle passivo de estruturas de geometria fixa, os objetivos principais do presente estudo são: i) integrar, de forma sistemática, as formulações atinentes aos diversos aspectos abordados na derivação de modelos numéricos de sistemas multicorpos flexíveis dotados de dispositivos viscoelásticos, a saber: abordagem Lagrangeana da dinâmica de sistemas multicorpos flexíveis, discretização por elementos finitos, modelos constitutivos viscoelásticos, e integração de sistemas de equações algébrico-diferenciais; ii) implementar computacionalmente e validar um conjunto de procedimentos computacionais destinados à modelagem dinâmica de sistemas multicorpos contendo elementos viscoelásticos; iii) avaliar, por meio de simulações numéricas, a eficiência de utilização da técnica de controle de vibração baseada em materiais viscoelásticos, aplicada a dois tipos específicos de sistemas mecânicos, a saber, mecanismos planos de cadeia fechada e sistemas espaciais contendo apêndices flexíveis. Para modelagem do comportamento viscoelástico, uma lei constitutiva baseada em derivadas fracionárias é considerada. O Método dos Elementos Finitos, associado a sistemas de referência flutuantes, e o Método dos Modos Assumidos são utilizados para a discretização espacial das equações do movimento não lineares dos sistemas analisados. As simulações numéricas são conduzidas para um mecanismo de quatro barras plano flexível e um satélite artificial com apêndices flexíveis e controle de atitude baseado em roda de reação. Os resultados obtidos a partir de integração numérica das equações do movimento dos referidos sistemas permitem evidenciar a influência da flexibilidade nas respostas associadas aos mesmos e comprovam que tratamentos viscoelásticos são eficientes na atenuação de vibrações associadas a deformações elásticas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.353-
dc.orcid.putcode81756309-
dc.crossref.doibatchidd08e2949-21b4-4b91-b223-d09f1b847d90-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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