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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Projeto e implementação de um modelo de suspensão automotiva em bancada de laboratório
Other Titles: Design and Implementation of an Automotive Suspension Model for Laboratory Benches
metadata.dc.creator: Rezende, Jean Carlos Campos
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Jose Antonio Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Marcelo Braga dos
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha Jr, Sebastião Simões da
metadata.dc.description.resumo: Por muitos anos a indústria automobilística utilizou intensivamente as técnicas experimentais para desenvolver seus produtos. Porém, na última década o avanço tecnológico dos computadores e o desenvolvimento de softwares de simulação sofisticados proporcionaram uma redução considerável no tempo e nos custos associados ao desenvolvimento de novos veículos. Dentro deste conceito os ensaios experimentais não são eliminados, mas ganham uma nova e importante função no fornecimento de parâmetros de componentes para a simulação e também na validação dos modelos matemáticos. A utilização de softwares de simulação proporciona ao projetista conceber diversas soluções de projeto e permite a sua avaliação em diferentes condições de operação. No entanto, para que as ferramentas computacionais executem seu papel de forma eficiente, elas devem representar o comportamento do sistema real com a maior fidelidade possível. Para isto ensaios experimentais com protótipos devem ser realizados e os resultados confrontados com aqueles obtidos através de simulações. Este trabalho aborda a modelagem e validação experimental de um modelo computacional de suspensão duplo triângulo (SLA), para implementação em bancada de laboratório. Para isto foi construído um protótipo em escala reduzida e este foi submetido a vários ensaios com diferentes ajustes de parâmetros de suspensão. Estes ensaios foram reproduzidos computacionalmente utilizando um modelo multicorpos elaborado no software ADAMS®. Ao confrontar os resultados constatou-se que o modelo computacional conseguiu representar adequadamente o comportamento do protótipo.
Abstract: During many years the automobile industry used only experimental techniques to develop its products. However, in the last decades technological advances of computers and the development of sophisticated simulation software provided considerable time and cost reduction associated with the development of new vehicles. From this new point of view, experimental tests are not eliminated instead they are necessary to predict component parameters for model simulation and validation. The use of simulation software helps the engineer in design solution finding as well as its evaluation under different conditions. However, the model must represent the real system behavior with highest accuracy. To do this, experimental tests with a prototype must be accomplished and the results compared with the simulation. In this work, the numerical validation of a short long arm suspension (SLA) model will be compared with a real prototype. The reduced scale prototype was built and experimental tests were conducted for different suspension parameter adjustments. The simulation was made by means of multi-body model using the commercial software ADAMS®. The simulation results shown that the computational model could represent the prototype behavior adequately.
Keywords: Suspensão automotiva
Multicorpos
Ensaios experimentais
Simulação
Automotive suspension
Multi body
Experimental tests
Simulation
Engenharia mecânica
Simulação (Computadores)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Citation: REZENDE, Jean Carlos Campos. Design and Implementation of an Automotive Suspension Model for Laboratory Benches. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14857
Issue Date: 27-Apr-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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