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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14842
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Avaliação do desempenho de ferramentas de metal duro no alargamento de guias de válvulas automotivas |
Título (s) alternativo (s): | Performance evaluation of carbide tools on automotive valve guides reaming |
Autor: | Lima Junior, Sebastião Gonçalves |
Primer orientador: | Lacerda, Helder Barbieri |
Primer miembro de la banca: | Arencibia, Rosenda Valdes |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Rosemar Batista da |
Tercer miembro de la banca: | Bezerra, Alexandre Araújo |
Resumen: | O alargamento é um processo de usinagem rápido e de custos favoráveis quando se desejam furos de alta qualidade. Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos furos realizados em guias de válvulas automotivas, fabricadas em aço sinterizado. Este estudo baseou-se em parâmetros de rugosidade superficial, circularidade e cilindricidade resultantes do uso de alargadores de metal duro sem revestimento. Também foram monitoradas as forças de corte e vibrações do sistema durante a usinagem. Os experimentos foram elaborados utilizando um planejamento estatístico segundo a técnica de Taguchi, onde foi variada a geometria do alargador, a velocidade de corte, o avanço e o método de fixação da ferramenta junto ao eixo-árvore da máquina. Os resultados mostraram que o método de fixação é bastante influente no processo. Os menores desvios de circularidade e cilindricidade foram obtidos com o uso de um alargador com 4 arestas de corte, com piloto, fixado com mandril hidromecânico e avanço de 0,050 mm/aresta. A faixa de velocidade de corte utilizada não apresentou influência significativa. |
Abstract: | Reaming is a machining process with relatively low cost and suitable when high quality holes are required. The purpose of this work is to evaluate the quality of the holes made in automotive valve guides, fabricated with sintered steel. This study was based on parameters of surface roughness, roundness and cylindricity deviations, obtained with uncoated carbide reamers. Cutting forces and vibrations in the system also were monitored. In order to determine the experimental tests, the Taguchi design was employed and the reamer geometry, cutting speed, feed rate and tool fixation method were varied. The results showed great influence of the tool holding method. The smaller roundness and cylindricity deviations were obtained using a four edge reamer, with pilot, fixed by hydro-mechanical mandrel and feed rate of 0,050 mm/edge. The used cutting speed range did not show significant influence. |
Palabras clave: | Alargamento Desvio geométrico Aço sinterizado Guia de válvula automotiva Reaming Geometric deviation Sintered steel Automotive valve guide Usinagem |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
Cita: | LIMA JUNIOR, Sebastião Gonçalves. Performance evaluation of carbide tools on automotive valve guides reaming. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14842 |
Fecha de defensa: | 9-abr-2009 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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