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dc.creatorLima Junior, Sebastião Gonçalves
dc.date.accessioned2016-06-22T18:40:06Z-
dc.date.available2010-04-08
dc.date.available2016-06-22T18:40:06Z-
dc.date.issued2009-04-09
dc.identifier.citationLIMA JUNIOR, Sebastião Gonçalves. Performance evaluation of carbide tools on automotive valve guides reaming. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14842-
dc.description.abstractReaming is a machining process with relatively low cost and suitable when high quality holes are required. The purpose of this work is to evaluate the quality of the holes made in automotive valve guides, fabricated with sintered steel. This study was based on parameters of surface roughness, roundness and cylindricity deviations, obtained with uncoated carbide reamers. Cutting forces and vibrations in the system also were monitored. In order to determine the experimental tests, the Taguchi design was employed and the reamer geometry, cutting speed, feed rate and tool fixation method were varied. The results showed great influence of the tool holding method. The smaller roundness and cylindricity deviations were obtained using a four edge reamer, with pilot, fixed by hydro-mechanical mandrel and feed rate of 0,050 mm/edge. The used cutting speed range did not show significant influence.eng
dc.description.sponsorship
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlargamentopor
dc.subjectDesvio geométricopor
dc.subjectAço sinterizadopor
dc.subjectGuia de válvula automotivapor
dc.subjectReamingeng
dc.subjectGeometric deviationeng
dc.subjectSintered steeleng
dc.subjectAutomotive valve guideeng
dc.subjectUsinagempor
dc.titleAvaliação do desempenho de ferramentas de metal duro no alargamento de guias de válvulas automotivaspor
dc.title.alternativePerformance evaluation of carbide tools on automotive valve guides reamingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lacerda, Helder Barbieri
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785341P8por
dc.contributor.referee1Arencibia, Rosenda Valdes
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768031U8por
dc.contributor.referee2Silva, Rosemar Batista da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706048P0por
dc.contributor.referee3Bezerra, Alexandre Araújo
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703559E9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511723H9por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoO alargamento é um processo de usinagem rápido e de custos favoráveis quando se desejam furos de alta qualidade. Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos furos realizados em guias de válvulas automotivas, fabricadas em aço sinterizado. Este estudo baseou-se em parâmetros de rugosidade superficial, circularidade e cilindricidade resultantes do uso de alargadores de metal duro sem revestimento. Também foram monitoradas as forças de corte e vibrações do sistema durante a usinagem. Os experimentos foram elaborados utilizando um planejamento estatístico segundo a técnica de Taguchi, onde foi variada a geometria do alargador, a velocidade de corte, o avanço e o método de fixação da ferramenta junto ao eixo-árvore da máquina. Os resultados mostraram que o método de fixação é bastante influente no processo. Os menores desvios de circularidade e cilindricidade foram obtidos com o uso de um alargador com 4 arestas de corte, com piloto, fixado com mandril hidromecânico e avanço de 0,050 mm/aresta. A faixa de velocidade de corte utilizada não apresentou influência significativa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81756143-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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