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dc.creatorSiqueira, Ildeu Lúcio
dc.date.accessioned2016-06-22T18:39:24Z-
dc.date.available2010-04-19
dc.date.available2016-06-22T18:39:24Z-
dc.date.issued2009-12-18
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ildeu Lúcio. Study of the Machining of Intake Valve Seats of Internal Combustion Engines. 2009. 196 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14685-
dc.description.abstractThe excessive vibrations are common during the chamfering of valve seats and induce operator to reduce cutting speed and feed rate, causing reduction of the productivity. The objective of this work was to study the chamfering of the intake valve seats of the cylinder head of an internal combustion engine. The valve seats are machined with PCBN blades from sintered steel rings with 370-410 HB hardness. This work was developed in a partnership with the companies Fiat Powertrain Technologies and Mapal Tools. The justification to do this work is that there was a need to know better the influence of cutting speed, feed rate and PCBN blade geometry in the vibrations and roundness deviations resulting from the machining of the valve seats. With this knowledge, modifications were proposed in order to obtain a stable cut, higher productivity, lower cost and a better sealing of the combustion chamber, resulting in smaller emission of gases from the engine. The analysis carried out showed that the vibrations and roundness deviations tend to reduce when applying cutting speed between 80 and 100 m/min, feed rate between 0.04 and 0.08 mm/rev, using PCBN blades with T-chamfer cutting edge honing around 60 μm.eng
dc.description.sponsorship
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRebaixamentopor
dc.subjectAço sinterizadopor
dc.subjectSede de válvulapor
dc.subjectLâmina de PCBNpor
dc.subjectVibraçãopor
dc.subjectChamferingeng
dc.subjectSintered steeleng
dc.subjectValve seateng
dc.subjectPCBN bladeeng
dc.subjectChattereng
dc.subjectUsinagempor
dc.titleEstudo da usinagem de sedes de válvulas de admissão de motores de combustão internapor
dc.title.alternativeStudy of the Machining of Intake Valve Seats of Internal Combustion Engineseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lacerda, Helder Barbieri
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785341P8por
dc.contributor.referee1Machado, álisson Rocha
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781203T2por
dc.contributor.referee2Silva, Rosemar Batista da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706048P0por
dc.contributor.referee3Coelho, Reginaldo Teixeira
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720536T8por
dc.contributor.referee4Sales, Wisley Falco
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763067J2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711042H3por
dc.description.degreenameDoutor em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoAs vibrações excessivas são frequentes na operação de rebaixamento de sedes de válvulas e levam o operador a reduzir a velocidade de corte ou o avanço, com prejuízo da produtividade. O objetivo deste trabalho foi estudar a usinagem das sedes de válvulas de admissão de um motor de combustão interna. As sedes são usinadas com ferramentas de PCBN a partir de anéis de aço sinterizado com dureza de 370 a 410 HB. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com duas empresas: Fiat Powertrain Technologies e Mapal Ferramentas. A justificativa para realizá-lo é que existia a necessidade de conhecer melhor a influência da velocidade de corte, avanço e geometria da lâmina de PCBN nas vibrações e no desvio de circularidade resultante da usinagem das sedes de válvulas. Com isso, modificações foram propostas para obter um corte estável, com maior produtividade e menor custo, além de garantir maior estanqueidade dos cilindros, reduzindo a emissão de gases do motor. As análises realizadas mostraram que a vibração e o desvio de circularidade tendem a reduzir quando se utiliza velocidade de corte entre 80 e 100 m/min, avanço entre 0,04 e 0,08 mm/volta, com lâminas de PCBN com arredondamento fino da aresta de corte do chanfro-T em torno de 60 μm.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81756467-
Appears in Collections:TESE - Engenharia Mecânica

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