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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desenvolvimento de um jogo sério para a aprendizagem de manutenção de computadores
Autor(es): Dias, Rogélio dos Reis
Primeiro orientador: Cardoso, Alexandre
Primeiro membro da banca: Gomes, Luciano Coutinho
Segundo membro da banca: Silveira, Ismar Frango
Resumo: O desenvolvimento de Jogos Sérios para ensino e aprendizagem é campo fértil de pesquisa. No contexto de manutenção de computadores, há, nas instituições de ensino, parca quantidade de hardware atualizado e dificuldade dos professores em preparar e aplicar avaliações práticas. Neste cenário, aprendizes enfrentam dificuldade no desenvolvimento de atividades correlatas à Manutenção de Computadores. Este projeto propõe o desenvolvimento de um jogo, para recriar situações onde são exigidos conhecimentos práticos de Manutenção de Computadores em um simulador virtual, onde o estudante recebe uma série de tarefas, tais como o encaixe do processador, módulo de uma memória RAM e de uma placa de vídeo. O jogo é feito em três níveis, a saber, básico, intermediário e avançado. O usuário avança de acordo com a conclusão de cada fase. O aluno responde a um questionário (alimentado com perguntas e respostas elaboradas pelo professor), mudando de nível, de acordo com o conhecimento adquirido. Um benefício deste trabalho relaciona-se com a diminuição dos custos referentes à manutenção e aquisição de equipamentos de hardware, como por exemplo, trabalhar com todos os processadores mais recentes. Além disso, com uso das soluções desenvolvidas, propicia a condição de treinamento, por parte do aprendiz, de forma assíncrona, em ambientes adversos aos tradicionais laboratórios de ensino, uma vez que dispensa o hardware físico. Aspectos relacionados à simplicidade da utilização, qualidade gráfica e fluxo foram considerados, no contexto de desenvolvimento da solução, visando atingir o público alvo de professores e aprendizes.
Abstract: Developing Serious Games for teaching and learning has currently emerged as research field-fertile. In the context of computer maintenance, educational institutions lack of updated hardware and that makes preparation and implementation of practical assessments difficult to teachers. In this scenario, learners face some problems in developing activities related to computer maintenance. This project proposes the development of a game to recreate situations that require practical knowledge of computer maintenance in a virtual simulator. The student is given a number of tasks, such as fitting the processor, and both a RAM and a video card modules. The game is conducted in three levels, i.e., basic, intermediate and advanced. The user steps through the process according to the conclusion of each phase. The teacher prepares and gives the student a questionnaire that changes from one level to another, according to the knowledge acquired. One of the advantages of this work is related to cost reduction in maintenance and acquisition of hardware, such as working with the latest processors. Furthermore, working with the solutions developed facilitates asynchronous learners training in environments which are adverse to the traditional teaching laboratories, as it does not require the physical hardware. Aspects related to simplicity of use, graphic quality and flow were considered in the context of the solution development, in order to reach the teachers and learners target audience.
Palavras-chave: Jogos sérios
Manutenção de computadores
Realidade virtual
Serious games
Computer maintenance
Virtual reality
Computadores - Manutenção e reparos
Jogos educativos
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: DIAS, Rogélio dos Reis. Desenvolvimento de um jogo sério para a aprendizagem de manutenção de computadores. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.487
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.487
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14596
Data de defesa: 18-Set-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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