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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDias, Rogélio dos Reis-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:39:03Z-
dc.date.available2015-05-25-
dc.date.available2016-06-22T18:39:03Z-
dc.date.issued2014-09-18-
dc.identifier.citationDIAS, Rogélio dos Reis. Desenvolvimento de um jogo sério para a aprendizagem de manutenção de computadores. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.487por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14596-
dc.description.abstractDeveloping Serious Games for teaching and learning has currently emerged as research field-fertile. In the context of computer maintenance, educational institutions lack of updated hardware and that makes preparation and implementation of practical assessments difficult to teachers. In this scenario, learners face some problems in developing activities related to computer maintenance. This project proposes the development of a game to recreate situations that require practical knowledge of computer maintenance in a virtual simulator. The student is given a number of tasks, such as fitting the processor, and both a RAM and a video card modules. The game is conducted in three levels, i.e., basic, intermediate and advanced. The user steps through the process according to the conclusion of each phase. The teacher prepares and gives the student a questionnaire that changes from one level to another, according to the knowledge acquired. One of the advantages of this work is related to cost reduction in maintenance and acquisition of hardware, such as working with the latest processors. Furthermore, working with the solutions developed facilitates asynchronous learners training in environments which are adverse to the traditional teaching laboratories, as it does not require the physical hardware. Aspects related to simplicity of use, graphic quality and flow were considered in the context of the solution development, in order to reach the teachers and learners target audience.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogos sériospor
dc.subjectManutenção de computadorespor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectSerious gameseng
dc.subjectComputer maintenanceeng
dc.subjectVirtual realityeng
dc.subjectComputadores - Manutenção e reparospor
dc.subjectJogos educativospor
dc.titleDesenvolvimento de um jogo sério para a aprendizagem de manutenção de computadorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0por
dc.contributor.referee1Gomes, Luciano Coutinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794643E8por
dc.contributor.referee2Silveira, Ismar Frango-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792022U7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264640H8por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoO desenvolvimento de Jogos Sérios para ensino e aprendizagem é campo fértil de pesquisa. No contexto de manutenção de computadores, há, nas instituições de ensino, parca quantidade de hardware atualizado e dificuldade dos professores em preparar e aplicar avaliações práticas. Neste cenário, aprendizes enfrentam dificuldade no desenvolvimento de atividades correlatas à Manutenção de Computadores. Este projeto propõe o desenvolvimento de um jogo, para recriar situações onde são exigidos conhecimentos práticos de Manutenção de Computadores em um simulador virtual, onde o estudante recebe uma série de tarefas, tais como o encaixe do processador, módulo de uma memória RAM e de uma placa de vídeo. O jogo é feito em três níveis, a saber, básico, intermediário e avançado. O usuário avança de acordo com a conclusão de cada fase. O aluno responde a um questionário (alimentado com perguntas e respostas elaboradas pelo professor), mudando de nível, de acordo com o conhecimento adquirido. Um benefício deste trabalho relaciona-se com a diminuição dos custos referentes à manutenção e aquisição de equipamentos de hardware, como por exemplo, trabalhar com todos os processadores mais recentes. Além disso, com uso das soluções desenvolvidas, propicia a condição de treinamento, por parte do aprendiz, de forma assíncrona, em ambientes adversos aos tradicionais laboratórios de ensino, uma vez que dispensa o hardware físico. Aspectos relacionados à simplicidade da utilização, qualidade gráfica e fluxo foram considerados, no contexto de desenvolvimento da solução, visando atingir o público alvo de professores e aprendizes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.487por
dc.orcid.putcode81754653-
dc.crossref.doibatchid17823360-b85e-457c-9e82-7fd29531f157-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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