Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14515
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: VIRTUAL SUBSTATION um sistema de realidade virtual para treinamento de operadores de subestações elétricas
Autor: Silva, Reginaldo Costa
Primer orientador: Cardoso, Alexandre
Primer miembro de la banca: Macedo Júnior, José Rubens
Segundo miembro de la banca: Raposo, Alberto
Resumen: Para que a energia elétrica seja gerada e distribuída de forma segura, nosso país conta com uma enorme e complexa rede de distribuição. Dentro de tal rede, um componente importante são as subestações elétricas, responsáveis pelo controle, supervisão, medição e proteção dos fluxos desta energia. Devido aos enormes avanços tecnológicos dos últimos anos e a grande diversidade de projetos de subestação existentes, a operação delas só pode ser realizada por profissionais altamente qualificados. Tamanha é a exigência de qualificação por parte destes profissionais, que seu treinamento se torna demorado, complicada e caro. Neste contexto, a tecnologia de Realidade Virtual se mostra uma alternativa interessante, uma vez que permite a criação de objetos de aprendizagem altamente realísticos, com o qual o aspirante a operador pode interagir, sem colocar sua vida em risco e sem causas prejuízos financeiros. A proposta deste trabalho é investigar técnicas de realidade virtual para a construção de ambientes de treinamento adequados a estes profissionais. Para realizar a validação destas técnicas, foi construído um Sistema de Realidade Virtual denominado Virtual Substation no qual o estudante pode interagir com um transformador de força por meio de manipulação de objetos 3D ou do painel do sistema supervisório tradicional. Ambos as visualizações (2D e 3D) são mostradas de forma simultânea, para que o usuário do sistema possa verificar de que forma uma interfere na outra. Os passos realizados pelo trainee durante a sessão de treinamento são armazenados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados e podem ser recuperados por seu instrutor, através de um ambiente 3D próprio. Após a construção do protótipo, o mesmo foi apresentado a estudantes do curso de Engenharia Elétrica e profissionais da área que validaram sua contribuição como ferramenta pedagógica.
Abstract: For the electricity be generated and distributed safely, our country has a huge and complex distribution network. Within such a network, an important component of the electrical substations. They are responsible for the control, supervision, protection and metering the flow of this energy. Due to the enormous technological advances of recent years and the great diversity of existing substation projects, the operation of which can only be performed by highly skilled professionals. Such is the demand for qualified by these professionals, their training becomes time consuming, complicated and expensive. Thus, the Virtual Reality technology proves an interesting alternative, since it enables the creation of highly realistic learning objects, with which the aspiring trader can interact without putting your life at risk and without causes financial losses. The purpose of this study is to investigate virtual reality techniques for building training environments suitable for these professionals. To perform validation of these techniques, we built a system called Virtual Reality Virtual Substation in which students can interact with a transformer power through manipulation of 3D objects or panel traditional supervisory system. Both of these views (2D and 3D) are shown simultaneously, so that the user of the system can verify how one interferes with the other. The steps performed by the trainee during the training session are stored in a System Manager database and can be retrieved by their instructor, via a 3D environment itself. After the construction of the prototype, it was presented to students of Electrical Engineering and professionals who validated his contribution as a pedagogical tool.
Palabras clave: Realidade virtual
Subestações elétricas
Treinamento
Virtual reality
Electrical substations
Training
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: SILVA, Reginaldo Costa. VIRTUAL SUBSTATION um sistema de realidade virtual para treinamento de operadores de subestações elétricas. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.352
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.352
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14515
Fecha de defensa: 12-oct-2012
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
VIRTUALSUBSTATIONSistema.pdf5.98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.