Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14473
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um sistema de autoria em realidade aumentada para o desenvolvimento de materiais didáticos aplicados a educação profissional
Autor(es): Luz, Roger Amandio
Primeiro orientador: Cardoso, Alexandre
Primeiro coorientador: Lamounier Júnior, Edgard Afonso
Primeiro membro da banca: Yamanaka, Keiji
Segundo membro da banca: Pinho, Marcio Sarroglia
Resumo: Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um Sistema de Autoria em Realidade Aumentada, para auxilio ao desenvolvimento de materiais didáticos voltados à educação profissional, com foco em uma interface voltada a usuários não experientes em programação. Considerando os trabalhos relacionados, detectou-se que os sistemas de autoria correlatos têm sua interface construída com base em grupos heterogêneos de usuários, o que muitas vezes dificulta sua utilização, pois é necessário o entendimento primeiramente da tecnologia e somente depois do desenvolvimento das tarefas. Diante disso, propõe-se um Sistema de Autoria construído com a participação efetiva dos usuários, no tocante a interface e as tarefas que possibilitará. Para validação desta pesquisa, escolheu-se um estudo de caso que representasse uma área específica da educação profissional, neste caso, mecânica de motores. Depois de desenvolvido, o material didático foi aplicado à avaliação de um grupo de dez alunos, por meio de questões objetivas e subjetivas referentes ao componente. Outra turma, do mesmo curso, estudou o mesmo componente, porém com materiais didáticos convencionais. Na seqüência, aplicou-se a este grupo as mesmas questões, de forma a distinguir possíveis contribuições da estratégia elaborada com uso de Realidade Aumentada. Para validação da interface com o usuário foi aplicado um questionário baseado na ISONORM 9126 NBR 13596, que fornece um modelo de 6 características e sub características de qualidade de software, após tabulados constatou-se que a maioria dos usuários ficaram muito satisfeitos com a interface desenvolvida.
Abstract: This dissertation presents the development of a system of authority in Augmented Reality, to aid the development of teaching materials aimed at vocational education, focusing on a dedicated interface for users not experienced in programming. Considering related work, it was found that the authorship related systems have the interface built on heterogeneous groups of users, which often hampers its use as it is first necessary to understand the technology and only after the development of tasks. Therefore, we propose an authoring system built with the effective participation of users, regarding the interface and the tasks that should enable. To validate this research, we chose a case study that represents a specific area of professional education, in this case, motor mechanics. Once developed, the material is applied to the evaluation of a group of ten students, by means of objective and subjective issues related to the component. Another class, the same course, studied the same component, but with conventional teaching materials. Subsequently, we applied this group the same questions, in order to distinguish possible contributions of the strategy developed using Augmented Reality. For validation of the user interface was based on a questionnaire ISONORM 9126 - NBR 13596, which provides a model of six characteristics and software quality sub characteristics after tabulated it was found that most users were very satisfied with the developed interface.
Palavras-chave: Realidade aumentada
Educação profissional
Autoria em realidade aumentada
Augmented reality
Professional education
Authoring in augmented reality
Ensino profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: LUZ, Roger Amandio. Um sistema de autoria em realidade aumentada para o desenvolvimento de materiais didáticos aplicados a educação profissional. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.129
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.129
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14473
Data de defesa: 13-Out-2011
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d.pdf3.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.