Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuz, Roger Amandio-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:43Z-
dc.date.available2012-03-30-
dc.date.available2016-06-22T18:38:43Z-
dc.date.issued2011-10-13-
dc.identifier.citationLUZ, Roger Amandio. Um sistema de autoria em realidade aumentada para o desenvolvimento de materiais didáticos aplicados a educação profissional. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.129por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14473-
dc.description.abstractThis dissertation presents the development of a system of authority in Augmented Reality, to aid the development of teaching materials aimed at vocational education, focusing on a dedicated interface for users not experienced in programming. Considering related work, it was found that the authorship related systems have the interface built on heterogeneous groups of users, which often hampers its use as it is first necessary to understand the technology and only after the development of tasks. Therefore, we propose an authoring system built with the effective participation of users, regarding the interface and the tasks that should enable. To validate this research, we chose a case study that represents a specific area of professional education, in this case, motor mechanics. Once developed, the material is applied to the evaluation of a group of ten students, by means of objective and subjective issues related to the component. Another class, the same course, studied the same component, but with conventional teaching materials. Subsequently, we applied this group the same questions, in order to distinguish possible contributions of the strategy developed using Augmented Reality. For validation of the user interface was based on a questionnaire ISONORM 9126 - NBR 13596, which provides a model of six characteristics and software quality sub characteristics after tabulated it was found that most users were very satisfied with the developed interface.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectAutoria em realidade aumentadapor
dc.subjectAugmented realityeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectAuthoring in augmented realityeng
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.titleUm sistema de autoria em realidade aumentada para o desenvolvimento de materiais didáticos aplicados a educação profissionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Lamounier Júnior, Edgard Afonso-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6por
dc.contributor.advisor1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0por
dc.contributor.referee1Yamanaka, Keiji-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8por
dc.contributor.referee2Pinho, Marcio Sarroglia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785689J2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759904Y3por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de um Sistema de Autoria em Realidade Aumentada, para auxilio ao desenvolvimento de materiais didáticos voltados à educação profissional, com foco em uma interface voltada a usuários não experientes em programação. Considerando os trabalhos relacionados, detectou-se que os sistemas de autoria correlatos têm sua interface construída com base em grupos heterogêneos de usuários, o que muitas vezes dificulta sua utilização, pois é necessário o entendimento primeiramente da tecnologia e somente depois do desenvolvimento das tarefas. Diante disso, propõe-se um Sistema de Autoria construído com a participação efetiva dos usuários, no tocante a interface e as tarefas que possibilitará. Para validação desta pesquisa, escolheu-se um estudo de caso que representasse uma área específica da educação profissional, neste caso, mecânica de motores. Depois de desenvolvido, o material didático foi aplicado à avaliação de um grupo de dez alunos, por meio de questões objetivas e subjetivas referentes ao componente. Outra turma, do mesmo curso, estudou o mesmo componente, porém com materiais didáticos convencionais. Na seqüência, aplicou-se a este grupo as mesmas questões, de forma a distinguir possíveis contribuições da estratégia elaborada com uso de Realidade Aumentada. Para validação da interface com o usuário foi aplicado um questionário baseado na ISONORM 9126 NBR 13596, que fornece um modelo de 6 características e sub características de qualidade de software, após tabulados constatou-se que a maioria dos usuários ficaram muito satisfeitos com a interface desenvolvida.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.129-
dc.orcid.putcode81755041-
dc.crossref.doibatchid80117cfb-5c18-4069-9e9b-71788a7d163f-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf3.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.