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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Determinação das capacitâncias fuga em motores de indução através do método de elementos finitos
Other Titles: Leakage capacitances determination in induction motors through finite elements method
metadata.dc.creator: Chaves, Camilla de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Camacho, Jose Roberto
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paula, Helder de
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Geraldo Caixeta
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Marcos Antônio Arantes de
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: elaborar uma metodologia, baseada na técnica de elementos finitos, para estimar as capacitâncias de fuga em motores de indução e aplicar em estudos de modo comum. Material e Método: Foi utilizado o programa FEMM (Finite Element Method Magnetics) para fazer a computação das capacitâncias de fuga a partir de sua representação geométrica. Para isso, foram utilizados motores de indução WEG como modelos para aquisição dos valores das capacitâncias e determinar uma metodologia de representação no FEMM. Além disso, foi necessário realizar uma análise de sensibilidade aos parâmetros de entrada no FEMM em relação aos resultados obtidos e possíveis conseqüências nos estudos de modo comum. Na impossibilidade de realizar algumas medições, foram utilizadas formulações analíticas para calcular as capacitâncias e validar a metodologia desenvolvida neste trabalho. Resultados: Após comparar os valores obtidos no FEMM com medições e cálculos analíticos, foi possível verificar a eficácia do método, sendo comprovada também a partir de um exemplo de aplicação das capacitâncias encontradas no FEMM em um estudo do comportamento das correntes de modo comum. Conclusões: O método de elementos finitos é uma poderosa ferramenta para a determinação de parâmetros dos motores de indução para estudos de modo comum, sendo uma alternativa válida e relativamente mais eficiente que os métodos tradicionais de medição e cálculo.
Abstract: Purpose: to present a method, based in finite elements technique, to estimate leakage capacitances on induction motors for common mode studies. Material and Method: It was used the software FEMM (Finite Element Method Magnetics) to do the leakage capacitances computation through its geometric representation. In consequence, it was used some WEG induction motors to take the capacitances and to present a methodology of motor representation in FEMM. Moreover, it was necessary to analyze how the input parameters on FEMM affect the final results and how they interfere on the common-mode studies. Due to the impossibility of taking some leakage capacitances, it was used analytical formulations to calculate the capacitances and validate the methodology developed in this work. Results: after comparing the obtained values in FEMM with the measurements and analytical calculations, it was possible to verify the method effectiveness, being also highlighted with a study of the common-mode currents behavior. Conclusions: the finite elements method is a powerful tool to predict induction motor parameters to the common-mode study, being a valid alternative and sometimes more effective than the traditional method of measurements and calculation.
Keywords: FEMM
Modelo de motor de indução para altas frequências
Capacitâncias de fuga
ATP
Correntes de modo comum
Induction motor model for high frequency studies
Leakage capacitances
Common-mode currents
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: CHAVES, Camilla de Sousa. Leakage capacitances determination in induction motors through finite elements method. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14459
Issue Date: 20-Aug-2011
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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