Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14332
metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Uma abordagem para ensino baseada na teoria da aprendizagem significativa utilizando a teoria das categorias
metadata.dc.creator: Barbosa Filho, Rubens
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Luciano Vieira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem para ensino baseada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel utilizando Teoria das Categorias. Este estudo é iniciado a partir da utilização da Teoria de Categorias, mais especificamente Funtores como solução à efetivação do processo de transmissão do conhecimento. Este trabalho faz uso de uma metáfora aderente à comunicação eficiente entre instrutor/aprendiz, professor/aluno. A eficácia a que se propõe este trabalho é demonstrada por meio de prova matemática algébrica da utilização de funtores como uma solução ao processo formal de transmissão de conhecimento entre professor e aluno. A transmissão de conhecimento é dinâmica, assim, para que os novos conhecimentos sejam transmitidos com sucesso, elaborou-se e implementou-se uma estratégia singular para dotar o aluno/aprendiz, sempre que se fizer necessário, dos objetos e morfismos fundamentais para o estabelecimento de novos funtores que venham garantir a comunicação eficaz entre as categorias professor/instrutor e aluno/aprendiz. Este trabalho apresenta, também, uma metodologia, que agregada aos funtores e à teoria citada, garante a memorização e sedimentação do aprendizado, mesmo para pessoas não dotadas de tal habilidade e competência.
Abstract: This work presents an approach to teaching based on Theory of Signification Learning by David P. Ausubel using a Category Theory. This study begins on utilization of Category Theory, more specifically on Functors. This work uses a metaphor adhering to effective communication between instructor and learner, teacher and student. The effectiveness of the proposed is demonstrated through the algebraic mathematical proof of Functors unchallenged as a solution to the objectives of education in general. The knowledge transmission is dynamic, so that, a successfully transmitted foreground was designed and implemented as unique strategy to provide the learner/student, whenever deemed necessary, the objects and morphisms central to the establishment of new functors that will ensure the effective communication between the categories teacher/instructor and student/learner. The work presents a methodology which applied with functors and the methodology mentioned guarantees memorization and sedimentation of learning, even for people who not endowed with such skill and expertise.
Keywords: Ensino
Epistemologia
Teoria da aprendizagem significativa
Educação
Funtores
Metodologias
Teoria das categorias
David Paul Ausubel
Teaching
Epistemological
Theory of signification learning
Education
Functor
Methodologies
Category theory
Aprendizagem
Categorias (Matemática)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: BARBOSA FILHO, Rubens. Uma abordagem para ensino baseada na teoria da aprendizagem significativa utilizando a teoria das categorias. 2013. 110 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14332
Issue Date: 4-Sep-2013
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AbordagemEnsinoBaseada.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.