Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14332
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Uma abordagem para ensino baseada na teoria da aprendizagem significativa utilizando a teoria das categorias |
Author: | Barbosa Filho, Rubens |
First Advisor: | Lima, Luciano Vieira |
Summary: | Este trabalho apresenta uma abordagem para ensino baseada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel utilizando Teoria das Categorias. Este estudo é iniciado a partir da utilização da Teoria de Categorias, mais especificamente Funtores como solução à efetivação do processo de transmissão do conhecimento. Este trabalho faz uso de uma metáfora aderente à comunicação eficiente entre instrutor/aprendiz, professor/aluno. A eficácia a que se propõe este trabalho é demonstrada por meio de prova matemática algébrica da utilização de funtores como uma solução ao processo formal de transmissão de conhecimento entre professor e aluno. A transmissão de conhecimento é dinâmica, assim, para que os novos conhecimentos sejam transmitidos com sucesso, elaborou-se e implementou-se uma estratégia singular para dotar o aluno/aprendiz, sempre que se fizer necessário, dos objetos e morfismos fundamentais para o estabelecimento de novos funtores que venham garantir a comunicação eficaz entre as categorias professor/instrutor e aluno/aprendiz. Este trabalho apresenta, também, uma metodologia, que agregada aos funtores e à teoria citada, garante a memorização e sedimentação do aprendizado, mesmo para pessoas não dotadas de tal habilidade e competência. |
Abstract: | This work presents an approach to teaching based on Theory of Signification Learning by David P. Ausubel using a Category Theory. This study begins on utilization of Category Theory, more specifically on Functors. This work uses a metaphor adhering to effective communication between instructor and learner, teacher and student. The effectiveness of the proposed is demonstrated through the algebraic mathematical proof of Functors unchallenged as a solution to the objectives of education in general. The knowledge transmission is dynamic, so that, a successfully transmitted foreground was designed and implemented as unique strategy to provide the learner/student, whenever deemed necessary, the objects and morphisms central to the establishment of new functors that will ensure the effective communication between the categories teacher/instructor and student/learner. The work presents a methodology which applied with functors and the methodology mentioned guarantees memorization and sedimentation of learning, even for people who not endowed with such skill and expertise. |
Keywords: | Ensino Epistemologia Teoria da aprendizagem significativa Educação Funtores Metodologias Teoria das categorias David Paul Ausubel Teaching Epistemological Theory of signification learning Education Functor Methodologies Category theory Aprendizagem Categorias (Matemática) |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Engenharias |
Program: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Quote: | BARBOSA FILHO, Rubens. Uma abordagem para ensino baseada na teoria da aprendizagem significativa utilizando a teoria das categorias. 2013. 110 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.85 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.85 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14332 |
Date of defense: | 4-Sep-2013 |
Appears in Collections: | TESE - Engenharia Elétrica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AbordagemEnsinoBaseada.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.