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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14332
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Barbosa Filho, Rubens | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:38:07Z | - |
dc.date.available | 2013-12-17 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:38:07Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-04 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA FILHO, Rubens. Uma abordagem para ensino baseada na teoria da aprendizagem significativa utilizando a teoria das categorias. 2013. 110 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.85 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14332 | - |
dc.description.abstract | This work presents an approach to teaching based on Theory of Signification Learning by David P. Ausubel using a Category Theory. This study begins on utilization of Category Theory, more specifically on Functors. This work uses a metaphor adhering to effective communication between instructor and learner, teacher and student. The effectiveness of the proposed is demonstrated through the algebraic mathematical proof of Functors unchallenged as a solution to the objectives of education in general. The knowledge transmission is dynamic, so that, a successfully transmitted foreground was designed and implemented as unique strategy to provide the learner/student, whenever deemed necessary, the objects and morphisms central to the establishment of new functors that will ensure the effective communication between the categories teacher/instructor and student/learner. The work presents a methodology which applied with functors and the methodology mentioned guarantees memorization and sedimentation of learning, even for people who not endowed with such skill and expertise. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Epistemologia | por |
dc.subject | Teoria da aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Funtores | por |
dc.subject | Metodologias | por |
dc.subject | Teoria das categorias | por |
dc.subject | David Paul Ausubel | por |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Epistemological | eng |
dc.subject | Theory of signification learning | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Functor | eng |
dc.subject | Methodologies | eng |
dc.subject | Category theory | eng |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Categorias (Matemática) | por |
dc.title | Uma abordagem para ensino baseada na teoria da aprendizagem significativa utilizando a teoria das categorias | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Luciano Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772824Z9 | por |
dc.description.degreename | Doutor em Ciências | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma abordagem para ensino baseada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel utilizando Teoria das Categorias. Este estudo é iniciado a partir da utilização da Teoria de Categorias, mais especificamente Funtores como solução à efetivação do processo de transmissão do conhecimento. Este trabalho faz uso de uma metáfora aderente à comunicação eficiente entre instrutor/aprendiz, professor/aluno. A eficácia a que se propõe este trabalho é demonstrada por meio de prova matemática algébrica da utilização de funtores como uma solução ao processo formal de transmissão de conhecimento entre professor e aluno. A transmissão de conhecimento é dinâmica, assim, para que os novos conhecimentos sejam transmitidos com sucesso, elaborou-se e implementou-se uma estratégia singular para dotar o aluno/aprendiz, sempre que se fizer necessário, dos objetos e morfismos fundamentais para o estabelecimento de novos funtores que venham garantir a comunicação eficaz entre as categorias professor/instrutor e aluno/aprendiz. Este trabalho apresenta, também, uma metodologia, que agregada aos funtores e à teoria citada, garante a memorização e sedimentação do aprendizado, mesmo para pessoas não dotadas de tal habilidade e competência. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.85 | - |
dc.orcid.putcode | 81755365 | - |
dc.crossref.doibatchid | 46fda519-77f9-4401-9554-2dfc019dfb92 | - |
Appears in Collections: | TESE - Engenharia Elétrica |
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