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dc.creatorBarbosa Filho, Rubens-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:07Z-
dc.date.available2013-12-17-
dc.date.available2016-06-22T18:38:07Z-
dc.date.issued2013-09-04-
dc.identifier.citationBARBOSA FILHO, Rubens. Uma abordagem para ensino baseada na teoria da aprendizagem significativa utilizando a teoria das categorias. 2013. 110 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.85por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14332-
dc.description.abstractThis work presents an approach to teaching based on Theory of Signification Learning by David P. Ausubel using a Category Theory. This study begins on utilization of Category Theory, more specifically on Functors. This work uses a metaphor adhering to effective communication between instructor and learner, teacher and student. The effectiveness of the proposed is demonstrated through the algebraic mathematical proof of Functors unchallenged as a solution to the objectives of education in general. The knowledge transmission is dynamic, so that, a successfully transmitted foreground was designed and implemented as unique strategy to provide the learner/student, whenever deemed necessary, the objects and morphisms central to the establishment of new functors that will ensure the effective communication between the categories teacher/instructor and student/learner. The work presents a methodology which applied with functors and the methodology mentioned guarantees memorization and sedimentation of learning, even for people who not endowed with such skill and expertise.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectTeoria da aprendizagem significativapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFuntorespor
dc.subjectMetodologiaspor
dc.subjectTeoria das categoriaspor
dc.subjectDavid Paul Ausubelpor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectEpistemologicaleng
dc.subjectTheory of signification learningeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFunctoreng
dc.subjectMethodologieseng
dc.subjectCategory theoryeng
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCategorias (Matemática)por
dc.titleUma abordagem para ensino baseada na teoria da aprendizagem significativa utilizando a teoria das categoriaspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lima, Luciano Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772824Z9por
dc.description.degreenameDoutor em Ciênciaspor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem para ensino baseada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel utilizando Teoria das Categorias. Este estudo é iniciado a partir da utilização da Teoria de Categorias, mais especificamente Funtores como solução à efetivação do processo de transmissão do conhecimento. Este trabalho faz uso de uma metáfora aderente à comunicação eficiente entre instrutor/aprendiz, professor/aluno. A eficácia a que se propõe este trabalho é demonstrada por meio de prova matemática algébrica da utilização de funtores como uma solução ao processo formal de transmissão de conhecimento entre professor e aluno. A transmissão de conhecimento é dinâmica, assim, para que os novos conhecimentos sejam transmitidos com sucesso, elaborou-se e implementou-se uma estratégia singular para dotar o aluno/aprendiz, sempre que se fizer necessário, dos objetos e morfismos fundamentais para o estabelecimento de novos funtores que venham garantir a comunicação eficaz entre as categorias professor/instrutor e aluno/aprendiz. Este trabalho apresenta, também, uma metodologia, que agregada aos funtores e à teoria citada, garante a memorização e sedimentação do aprendizado, mesmo para pessoas não dotadas de tal habilidade e competência.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.85-
dc.orcid.putcode81755365-
dc.crossref.doibatchid46fda519-77f9-4401-9554-2dfc019dfb92-
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

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