Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14192
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Consumo de água e percepção dos usuários para o uso racional de água em escolas estaduais de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Water consume and user s perception for racional use of water in Minas Gerais public schools
Autor(es): Oliveira, Fernanda Ribeiro Garcia de
Primeiro orientador: Melo, Nágela Aparecida de
Primeiro coorientador: Salla, Marcio Ricardo
Primeiro membro da banca: Ilha, Marina Sangoi de Oliveira
Segundo membro da banca: Oliveira, André Luiz de
Resumo: Dentre os vários problemas ambientais enfrentados pela humanidade, este trabalho teve como foco os recursos hídricos, fator ambiental indispensável para a sustentabilidade dos ecossistemas e a sobrevivência da espécie humana. Nas unidades escolares públicas é frequente o uso inadequado deste recurso e também, a existência de vazamentos visíveis e não visíveis. Com o objetivo de avaliar o índice de percepção para o uso da água em escolas, foram selecionadas para objetos de estudo desta pesquisa, doze escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais. Por meio da aplicação de questionários, realização de entrevistas e observações, efetivou-se um levantamento geral em todas as unidades escolares selecionadas, sobre a utilização da água. Estes dados foram empregados em dois tipos de análises. Na primeira, caracterizou-se, para todas as escolas, a forma como este insumo é comumente utilizado. Na segunda, por meio da avaliação do indicador de consumo de água (IC), do índice de percepção dos usuários para o uso racional da água (IU) e dos vazamentos observados em cada unidade de ensino, buscou-se avaliar e estabelecer a relação entre estes fatores. Concluiu-se que, a forma como a água é empregada nas escolas e a existência de vazamentos, são aspectos que influenciam nos valores aferidos para os indicadores de consumo de água nestas unidades. Mas que, sobretudo, os hábitos dos usuários deste insumo nas unidades escolares precisam ser modificados para evitar o seu desperdício. Assim, sugere-se o desenvolvimento e a implantação de políticas e propostas de Educação Ambiental que corroborem e estimulem o uso racional da água.
Abstract: Among all environment problems faced by humanity, this job focus on hydric resources, indispensable environment factor for ecosystems sustentability and human survivor. At public schools units, the inappropriate use of this resource is frequently and also the existence of visible and non visible leaks. With the goal of evaluate the perception index for the use of water at schools, it was selected as study objects for this research twelve public schools at Minas Gerais state. Using questionnaires, interviews and observations, a general research was created in all school units selected about water utilization. This data was used in two types of analyses. The first, it was characterized for all schools the way this input is used. The second, by means of the evaluation of water consume index of users perception index for sustentability water utilization and all the leaks observed, it was tried to establish a relation between these factors. It was concluded that the way the water is used at schools and the existence of leaks are aspects that influence the referred values for indicators of water at this units. But, above all, the users habits related to this input at schools units need to be modified to avoid its waste. So, it s suggested the development, political implementation and Ambiental Education proposals that corroborate and estimulate the racional water utilization.
Palavras-chave: Uso da água
Consumo de água
Índice de percepção dos usuários para o uso racional da água
Escolas
Water use
Water consume
User perception index for racional water utilization
Schools
Escolas públicas Minas Gerais
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Referência: OLIVEIRA, Fernanda Ribeiro Garcia de. Water consume and user s perception for racional use of water in Minas Gerais public schools. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14192
Data de defesa: 7-Ago-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConsumoaguaPercepcao.pdf4.79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.