Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14192
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Fernanda Ribeiro Garcia de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:24Z-
dc.date.available2014-01-14
dc.date.available2016-06-22T18:37:24Z-
dc.date.issued2013-08-07
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernanda Ribeiro Garcia de. Water consume and user s perception for racional use of water in Minas Gerais public schools. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14192-
dc.description.abstractAmong all environment problems faced by humanity, this job focus on hydric resources, indispensable environment factor for ecosystems sustentability and human survivor. At public schools units, the inappropriate use of this resource is frequently and also the existence of visible and non visible leaks. With the goal of evaluate the perception index for the use of water at schools, it was selected as study objects for this research twelve public schools at Minas Gerais state. Using questionnaires, interviews and observations, a general research was created in all school units selected about water utilization. This data was used in two types of analyses. The first, it was characterized for all schools the way this input is used. The second, by means of the evaluation of water consume index of users perception index for sustentability water utilization and all the leaks observed, it was tried to establish a relation between these factors. It was concluded that the way the water is used at schools and the existence of leaks are aspects that influence the referred values for indicators of water at this units. But, above all, the users habits related to this input at schools units need to be modified to avoid its waste. So, it s suggested the development, political implementation and Ambiental Education proposals that corroborate and estimulate the racional water utilization.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUso da águapor
dc.subjectConsumo de águapor
dc.subjectÍndice de percepção dos usuários para o uso racional da águapor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectWater useeng
dc.subjectWater consumeeng
dc.subjectUser perception index for racional water utilizationeng
dc.subjectSchoolseng
dc.subjectEscolas públicas Minas Geraispor
dc.titleConsumo de água e percepção dos usuários para o uso racional de água em escolas estaduais de Minas Geraispor
dc.title.alternativeWater consume and user s perception for racional use of water in Minas Gerais public schoolseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Salla, Marcio Ricardo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707314Z2por
dc.contributor.advisor1Melo, Nágela Aparecida de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771217U0por
dc.contributor.referee1Ilha, Marina Sangoi de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783798P0por
dc.contributor.referee2Oliveira, André Luiz de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760412P6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441855T5por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoDentre os vários problemas ambientais enfrentados pela humanidade, este trabalho teve como foco os recursos hídricos, fator ambiental indispensável para a sustentabilidade dos ecossistemas e a sobrevivência da espécie humana. Nas unidades escolares públicas é frequente o uso inadequado deste recurso e também, a existência de vazamentos visíveis e não visíveis. Com o objetivo de avaliar o índice de percepção para o uso da água em escolas, foram selecionadas para objetos de estudo desta pesquisa, doze escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais. Por meio da aplicação de questionários, realização de entrevistas e observações, efetivou-se um levantamento geral em todas as unidades escolares selecionadas, sobre a utilização da água. Estes dados foram empregados em dois tipos de análises. Na primeira, caracterizou-se, para todas as escolas, a forma como este insumo é comumente utilizado. Na segunda, por meio da avaliação do indicador de consumo de água (IC), do índice de percepção dos usuários para o uso racional da água (IU) e dos vazamentos observados em cada unidade de ensino, buscou-se avaliar e estabelecer a relação entre estes fatores. Concluiu-se que, a forma como a água é empregada nas escolas e a existência de vazamentos, são aspectos que influenciam nos valores aferidos para os indicadores de consumo de água nestas unidades. Mas que, sobretudo, os hábitos dos usuários deste insumo nas unidades escolares precisam ser modificados para evitar o seu desperdício. Assim, sugere-se o desenvolvimento e a implantação de políticas e propostas de Educação Ambiental que corroborem e estimulem o uso racional da água.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754353-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConsumoaguaPercepcao.pdf4.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.