Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14166
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Aplicação da logística urbana na modelagem e simulação de corredores do transporte público por ônibus |
Título (s) alternativo (s): | Application of logistics in urban modeling and simulation of corridors for public transport buses |
Autor: | Solon, Alexsandro Silva |
Primer orientador: | Faria, Carlos Alberto |
Primer miembro de la banca: | Silva, Gustavo Peixoto |
Segundo miembro de la banca: | Miotto, Cláudio |
Resumen: | O objetivo deste trabalho é modelar e simular o comportamento do transporte público em corredores de transporte público por ônibus com base em conceitos da logística urbana utilizando ferramentas computacionais dos programas ARENA e TransCAD. O corredor de ônibus utilizado no estudo de caso é o da Avenida João Naves de Ávila, em Uberlândia (MG). Para modelar o corredor procurou-se estabelecer o equilíbrio demanda/oferta garantindo o nível de serviço com lotação máxima de 80 pessoas e, também, utilizou-se os conceitos da logística urbana para análise, simulação e geração de cenários. A modelagem considerou os embarques e desembarques de passageiros e o deslocamento dos ônibus no corredor. Esses dados proporcionaram a simulação do corredor conforme demanda de passageiros e nível de serviço adotado na hora de pico. Como conclusões, o modelo mostrou-se consistente com os objetivos propostos e os valores obtidos do tempo de viagem e da lotação na hora de pico no programa ARENA foram muito similares aos obtidos no TransCAD. |
Abstract: | The aim of this paper is to model and simulate the behavior of transit in corridors of public transport by bus based on city logistics concepts using the tools of ARENA and TransCAD softwares. The bus lane used in the case study is the Avenida João Naves de Ávila, in Uberlândia (MG). To model the corridor tried to establish the equilibrium demand / supply ensuring the level of service with a maximum capacity of 80 persons and also used the concepts of city logistics for analysis, simulation and scenario generation. The model considered the arrivals and departures of passengers and the movement of buses in the corridor. These data resulted in the simulation of the corridor as passenger demand and service level adopted in the peak hour. As conclusions noted that the objective was fully achieved and the values of travel time and loading at peak hour in the ARENA software were very similar to those obtained in TransCAD. |
Palabras clave: | Corredor de ônibus Modelagem e simulação Logística urbana ARENA TransCAD Bus corridor Modeling and simulation Urban logistics Transportes coletivos - Uberlândia (MG) |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
Cita: | SOLON, Alexsandro Silva. Application of logistics in urban modeling and simulation of corridors for public transport buses. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.186 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.186 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14166 |
Fecha de defensa: | 23-mar-2012 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
d.pdf | 3.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.