Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14166
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSolon, Alexsandro Silva-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:18Z-
dc.date.available2012-09-05-
dc.date.available2016-06-22T18:37:18Z-
dc.date.issued2012-03-23-
dc.identifier.citationSOLON, Alexsandro Silva. Application of logistics in urban modeling and simulation of corridors for public transport buses. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.186por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14166-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to model and simulate the behavior of transit in corridors of public transport by bus based on city logistics concepts using the tools of ARENA and TransCAD softwares. The bus lane used in the case study is the Avenida João Naves de Ávila, in Uberlândia (MG). To model the corridor tried to establish the equilibrium demand / supply ensuring the level of service with a maximum capacity of 80 persons and also used the concepts of city logistics for analysis, simulation and scenario generation. The model considered the arrivals and departures of passengers and the movement of buses in the corridor. These data resulted in the simulation of the corridor as passenger demand and service level adopted in the peak hour. As conclusions noted that the objective was fully achieved and the values of travel time and loading at peak hour in the ARENA software were very similar to those obtained in TransCAD.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorredor de ônibuspor
dc.subjectModelagem e simulaçãopor
dc.subjectLogística urbanapor
dc.subjectARENApor
dc.subjectTransCADpor
dc.subjectBus corridoreng
dc.subjectModeling and simulationeng
dc.subjectUrban logisticseng
dc.subjectTransportes coletivos - Uberlândia (MG)por
dc.titleAplicação da logística urbana na modelagem e simulação de corredores do transporte público por ônibuspor
dc.title.alternativeApplication of logistics in urban modeling and simulation of corridors for public transport buseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Carlos Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3por
dc.contributor.referee1Silva, Gustavo Peixoto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786253D4por
dc.contributor.referee2Miotto, Cláudio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263674U1por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é modelar e simular o comportamento do transporte público em corredores de transporte público por ônibus com base em conceitos da logística urbana utilizando ferramentas computacionais dos programas ARENA e TransCAD. O corredor de ônibus utilizado no estudo de caso é o da Avenida João Naves de Ávila, em Uberlândia (MG). Para modelar o corredor procurou-se estabelecer o equilíbrio demanda/oferta garantindo o nível de serviço com lotação máxima de 80 pessoas e, também, utilizou-se os conceitos da logística urbana para análise, simulação e geração de cenários. A modelagem considerou os embarques e desembarques de passageiros e o deslocamento dos ônibus no corredor. Esses dados proporcionaram a simulação do corredor conforme demanda de passageiros e nível de serviço adotado na hora de pico. Como conclusões, o modelo mostrou-se consistente com os objetivos propostos e os valores obtidos do tempo de viagem e da lotação na hora de pico no programa ARENA foram muito similares aos obtidos no TransCAD.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.186-
dc.orcid.putcode81754176-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
d.pdf3.16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.