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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Metodologia de avaliação dos impactos dos transportes urbanos em áreas de preservação histórica
Alternate title (s): Evaluation methodology of traffic impacts on historic preservation area
Author: Kanno, Simone Izumi Kubo
First Advisor: Faria, Carlos Alberto
First member of the Committee: Macedo, Márcia Helena
Second member of the Committee: Vale, Marília Maria Brasileiro Teixeira
Summary: A preservação de conjuntos e edifícios históricos, nos dias de hoje, é uma luta constante em busca da identidade cultural das cidades. Vários são os fatores de sua degradação, dentre eles o rápido crescimento e desenvolvimento das cidades, que leva ao aumento de tráfego que, em muitas vezes, requer alargamento de vias com a conseqüente demolição dos edifícios nas proximidades. Além disso, o grande volume de tráfego gera um aumento de poluentes lançados na atmosfera, juntamente com outros tipos de poluição e impactos mecânicos, como a vibração. Este trabalho avalia os impactos gerados por esse tráfego de veículos, tendo como objetivo desenvolver a metodologia de análise, para identificar e quantificar os impactos que os edifícios históricos podem sofrer. O estudo foi realizado em Uberlândia (MG), uma cidade brasileira de porte médio. A metodologia consiste na avaliação de dois parâmetros: a poluição ambiental gerada pelos transportes e a vibração que se propaga no solo, devido ao movimento dos veículos. A poluição do ar é quantificada pela simulação com animação dinâmica do tráfego pelo programa Traffic Software Integrated System (TSIS 5.1), na área em estudo, com base nos dados obtidos nos levantamentos de campo, tais como características das vias e do fluxo de veículos. Os impactos da vibração foram medidos por equipamentos apropriados, na Casa da Cultura, edifício de grande valor histórico do município.
Abstract: Historical preservation, nowadays, is a great challenge searching for the cultural identity in the cities. Property deterioration and degradation can be caused by a lot of factors, including the fast growth and development of the cities increase the traffic flow and in most of the cases request a widening of the road and, because of which buildings had to be demolished. Besides, a great traffic increases the number of pollutant in the atmosphere and vibration on buildings. This research intent to create a methodology to identifying, measuring, and quantifying how the degradation in historical buildings occurs. The area of the study will be in Uberlândia MG, a Brazilian median sized city. The method applied into this work consists in evaluating of two parameters: environmental pollution produced by transportation and the vibration that propagates in the ground by the movement of vehicles. The air pollution is quantified by Traffic Software Integrated System (TSIS) software which process a traffic flow and road characteristics based dynamic animation. Vibration was measured in Casa da Cultura, an important historic building of the city, with appropriate equipments.
Keywords: Transporte urbano - Aspectos ambientais
Transporte urbano - Uberlândia (MG)
Uberlândia (MG) - Edifícios
Preservação histórica
Simulação com animação dinâmica
Poluição
Vibração estrutural
Historical preservation
Dynamic simulation
Air pollution
Structure vibrations
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Engenharias
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Quote: KANNO, Simone Izumi Kubo. Evaluation methodology of traffic impacts on historic preservation area. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14119
Date of defense: 23-May-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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