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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A história registrada no corpo das professoras : saberes docentes numa perspectiva Reichiana
metadata.dc.creator: Luiz, Angela Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Mota, Maria Veranilda Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Terra, Dinah Vasconcellos
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Lúcia Helena Pena
metadata.dc.description.resumo: A referência básica desse trabalho é o pressuposto reichiano de que toda história de vida está registrada no corpo. O processo histórico dos indivíduos, na sua relação com os outros, no expressar de emoções e pensamentos, percorre sua estrutura corporal, concretizando-se num enrijecimento, ou não, dos seus músculos, o que resulta em marcas corporais. Esse estudo tem como objetivo compreender a história marcada no corpo de professoras, articulando as marcas visíveis em consonância com a história relatada. Para a viabilização desse propósito fotografamos e entrevistamos uma professora, analisando seu corpo a partir das relações entre o registro fotográfico e a sua narrativa. Dentre os autores que se dedicam a analise do corpo, destacamos Reich, Lowen, Dychtwald e Kurtz & Prestera. O registro fotográfico da professora observada ilustra as considerações teóricas contribuindo assim, para a compreensão das marcas corporais. Cada detalhe possuído por um corpo está diretamente relacionado com seu percurso histórico que é distinto ao que vem acontecendo a outro corpo. A relevância desse trabalho está no fato de possibilitar um pensar da escola numa perspectiva de múltiplas determinações , onde a formação e atuação da professora são carregadas de um forte compromisso com a vida, pois muitas marcas são registradas nos corpos dos alunos, em determinação do tempo que permanecem nas escolas, somados aos fatores hereditários e as relações estabelecidas no seio da família. Deste modo, conhecer os mecanismos corporais, rever as reações expressadas para acontecimentos vivenciados pelo corpo e acima de tudo promover um auto-conhecimento, são intervenções que auxiliam as professoras a ressignificarem suas ações e transformarem sua prática docente, visando o prazer e a produção criativa. Destacamos a importância de um olhar mais atencioso para o que falam os corpos, de modo a vislumbrarmos relações pedagógicas mais gratificantes e lançamos indícios para a compreensão das marcas corporais das professoras e do seu fazer pedagógico.
Abstract: La referencia básica de este trabajo es el presupuesto reichiano de que toda la historia de vida se encuentra registrada en el cuerpo. El proceso histórico de los individuos, desde sus relaciones con otros, el expresar de sus emociones y pensamientos, recorre su estructura corporal, concretizándose en un endurecer, o no, de la musculatura, resultando en marcas corporales. Ese estudio tiene por objetivo comprender la historia marcada en el cuerpo de maestras, articulando las marcas visibles en consonancia con la historia verbalizada. Para tornar viable tal propósito, sacamos fotos y entrevistamos una maestra, hicimos análisis de su cuerpo a partir de las relaciones entre el registro fotográfico y sus narrativas. Varios autores se dedican a la análisis del cuerpo, destacamos Reich, Lowen, Dychtwlad y Kurtz & Prestera. El registro fotográfico de la maestra ilustra las consideraciones teóricas y trae contribuciones para la comprensión de las marcas corporales. Cada particularidad tenida por un cuerpo esta directamente relacionada con su recurrido histórico, que es distinto al que viene ocurriendo a otro cuerpo. La relevancia de este trabajo es que posibilita pensar la escuela en la perspectiva de múltiplas determinaciones , donde la formación y actuación de la maestra son cargadas de fuerte compromiso con la vida, pues muchas marcas son registradas en los cuerpo de sus alumnos, por determinación del largo tiempo que se quedan en las escuelas, añadidos a los factores hereditarios y las relaciones establecidas en el seno de la familia. Así, conocer los mecanismos corporales, rever las reacciones expresadas para acontecimientos vivenciados por el cuerpo y, por cima de todo, promover un auto-conocimiento, son intervenciones que auxilian las maestras a dar otro significado a sus acciones y transformaren su practica docente, con vistas al placer y la producción creativa. Destacamos la importancia de una mirada mas deferente para el que dicen los cuerpos, de modo a vislumbrar relaciones pedagógicas mas gratificantes y lanzamos indicios para la comprensión de las marcas corporales de las maestras y de su hacer pedagógico.
Keywords: Formação de professores
Educação física
Educação infantil
Formación de maestros
Educación física
Wilhelm Reich
Educación de niños
Professores - Formação
Reich, Wilhelm, 1897-1957
Educação de crianças
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: LUIZ, Angela Rodrigues. A história registrada no corpo das professoras : saberes docentes numa perspectiva Reichiana. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14094
Issue Date: 28-Feb-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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