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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A educação como irradiação do progresso: genealogias e sua expressão na Primeira República em Uberabinha, MG
Author: Martins, Cristiane Nascimento
First Advisor: Araújo, José Carlos Souza
First member of the Committee: Carvalho, Carlos Henrique de
Second member of the Committee: Schelbauer, Analete Regina
Summary: A presente dissertação trata sobre a educação escolar no período da Primeira República no município de Uberabinha, MG. Esta é fruto da pesquisa que teve início no ano de 2002, ainda sobre a designação de Iniciação Científica. De julho de 2002 a agosto de 2003 ocorreu a pesquisa de campo, em que foi possível estabelecer um contato direto com as fontes pesquisadas, ou seja, nesse primeiro momento pautou-se na transcrição e catalogação dos jornais A Tribuna (1907-1914) e O Progresso (1919-1925) e das atas da Câmara Municipal de Uberabinha, MG. Mais tarde, o tema estudado veio a tornar-se projeto de pesquisa para o ingresso no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Desse modo, partiu-se da problematização de evidenciar a idéia de progresso vinculada à concepção de ilustração na municipalidade em apreço no período da Primeira República considerando, para isso, a educação escolar. Assim, objetivou-se recuperar, analisar e interpretar o percurso da História da Educação em Uberabinha, do final do século XIX até 1930, utilizando-se do estudo da documentação oficial (atas da Câmara Municipal), das reportagens da imprensa local e da bibliografia especializada, compondo um quadro que estivesse inter-relacionado com o processo educacional em Minas Gerais e no Brasil. Além do mais, a presente pesquisa visa contribuir para a discussão da História da Educação local e regional entre educadores e pesquisadores, na tentativa de promover a necessária interligação entre o estudo regional e nacional. Observando-se a promoção, a comparação e a análise das questões e discussões educacionais encontradas na documentação pesquisada, foi possível identificar e descrever as principais idéias e representações relativas à educação, externadas pela sociedade uberabinhense da época estudada. Ao final do biênio 2004 a 2006, depois de bastante estudo para o aprofundamento e crítica quanto ao assunto em questão, eis que emerge mais uma ponta para o desenrolar da história da educação em Uberlândia-MG (até o ano de 1929, denominada de Uberabinha). Este breve conjunto de informações pretende apenas justificar, parcialmente, a construção da dissertação, demonstrando a importância da documentação sobre o período, bem como as principais expressões presentes nas atividades políticas de Uberabinha-MG
Abstract: The following text is about the school education, in the period of the First Replubic, at the city of Uberabinha, MG. It is the result of the research that has began in the year of 2002, still over the name of Cientific Start. From July of 2002 to August of 2003 occurred the field research, where it was possible to establish a direct contact with the searched sources, that is, at this first moment it was made in the transcription and to select of periodicals the Tribune (1907-1914) and the Progress (1919-1925) and of acts of the City council of Uberabinha, MG. Later, the studied subject became project of research for the ingression in the Program of After Graduation in Education of the Federal University of Uberlândia. In this manner, it was broken of the proposal to evidence the entailed idea of progress to the illustration conception in the municipality in I appraise in the period of the First Republic considering, for this, the pertaining to school education. Thus, it was objectified to recoup, to analyze and to interpret the passage of the History of the Education in Uberabinha, of the end of century XIX up to 1930, using itself of the study of the official documentation (acts of the City council), of the news articles of the local press and the specialized bibliography, composing a picture that was interrelated with the educational process in Minas Gerais and Brazil. In addition, the present research aims at to contribute for the quarrel of the History of the local and regional Education between educators and researchers, in the attempt to promote the necessary interconnection between the regional and national study. Observing it promotion, the comparison and the analysis of the questions and found educational quarrels in the searched documentation was possible to identify and to describe the main ideas and relative representations to the education, manifest for the uberabinhense society of the studied time. To the end of biennium 2004 the 2006, after sufficient study for the critical deepening and how much to the subject in question, here it is that it emerges plus a tip to uncurl it of the history of the education in Uberlândia-MG (until the year of 1929, called of Uberabinha). This joint briefing of information it only intends to justify, partially, the construction of the following text, demonstrating the importance of the documentation on the period, as well as the main expressions gifts in the activities politics of Uberabinha-MG.
Keywords: Educação escolar
Ilustração
Progresso
Município
Uberlândia
School education
Illustration
Progress
City
Educação - Uberlândia (MG) - História
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: MARTINS, Cristiane Nascimento. A educação como irradiação do progresso: genealogias e sua expressão na Primeira República em Uberabinha, MG. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14088
Date of defense: 24-Aug-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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