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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Da centralidade da infância na modernidade e sua escolarização: a Escola Estadual João Pinheiro Ituiutaba (MG), 1908-1988
metadata.dc.creator: Ferreira, Ana Emília Cordeiro Souto
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Carlos Henrique de
metadata.dc.contributor.referee1: Araujo, Jose Carlos Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Cynthia Pereira de
metadata.dc.description.resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi realizar um estudo sobre a Escola Estadual João Pinheiro, do município de Ituiutaba (MG), no período compreendido entre sua criação (1908) até o ano de 1988, buscando compreender o espaço destinado à criança, principalmente durante a vigência da ditadura militar, isto é, entre 1964 e 1985, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas séries iniciais e como elas incorporavam um dado comportamento social determinado pela própria dinâmica educacional vigente à época, ou seja, seus determinantes político-institucionais impostos pelo Estado militar. Por outro lado, procuramos entender o que representou, para a sociedade ituiutabana, a instalação das séries iniciais em uma escola pública nesse momento e as implicações do currículo oficial. O referencial teórico que subsidiou a pesquisa foram os estudos de autores como Ariès, Kuhlmann Júnior, Priore e Tozoni-Reis, os quais nos permitiram entender a real dimensão da infância, pelo menos no âmbito da hipótese aventada por nós, ou seja, a relação das práticas pedagógicas com a concepção de infância, já que este estudo discutiu a centralidade do ser criança no interior da Escola Estadual João Pinheiro esta como expressão institucional da modernidade. A metodologia utilizada foi à análise documental das seguintes fontes: livro de ata de registro de promoção dos alunos das séries iniciais do turno diurno, livros de posse dos professores, registro geral de matrícula, livro de ata de reuniões com diretores, supervisores, orientadores, professores, diários de freqüência e termo de visita de inspetores. Também utilizamos os jornais da época, além do depoimento de ex-alunos, ex-professores e exdiretores. Todo esse escopo documental se constituiu nas fontes analisadas como significativo para desvelar o sentido histórico da Escola Estadual João Pinheiro e, conseqüentemente, para entendimento do processo vivenciado pelas crianças da referida instituição. Portanto, enquanto resultado final deste estudo, podemos afirmar que a educação infantil, nas séries iniciais, teve papel expressivo no contexto educacional tijucano e, conseqüentemente, contribuiu para a difusão de idéias, princípios e concepções em torno do ser criança e da própria infância.
Abstract: The main aim of this research was to make a study on the school called Escola Estadual João Pinheiro, located in Ituiutaba, state of Minas Gerais, covering the period between 1908 when it was created and 1988 as an attempt at understanding the room it set apart for children, above all during the military government (from 1964 to 1985), the pedagogical practices it developed in the elementary grades, and how these latter incorporated a certain social behavior determined by the educational dynamics at the time that is to say, its political and institutional determinants imposed by the military regime. Also, it tries to understand what the creation of elementary grades in a public school that time meant to the local society and the developments of the official curriculum. Theoretical references that support this research include authors such as Kuhlmann Júnior, Priore, and Tozoni-Reis. Their studies made possible to grasp if not the whole childhood dimension at least the extent to which our hypothesis points out the relationship between pedagogical practices and childhood , since this work discusses the centrality of the child as a being within the school aforementioned, which is taken as modernity institutional expression. The methodological procedure was the document analysis, which included book of records (of students who were promoted to advanced grades, of teachers who took office, of enrollment, and of meetings with headmasters, supervisors, advisors, and teachers), classroom attendance books, and inspector s visit records. Newspapers of the time and accounts given by former students, teachers and headmasters were used as well. All these documents became the relevant source to both unveiling the historical meaning of that school and understanding the process its schoolchildren experienced. Therefore, as the final result, it can be stated that child education in the elementary grades played an important role in the local social context and consequently helped to spread ideas, principles, and conceptions regarding the child as a being and the childhood itself.
Keywords: Criança
Práticas pedagógicas
Séries iniciais
Modernidade
Child
Pedagogical practices
Elementary grades
Modernity
Educação - Ituiutaba
Educação de crianças
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: FERREIRA, Ana Emília Cordeiro Souto. Da centralidade da infância na modernidade e sua escolarização: a Escola Estadual João Pinheiro Ituiutaba (MG), 1908-1988. 2007. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14082
Issue Date: 12-Nov-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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