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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Contornos do ensino superior no Triângulo Mineiro- MG nos anos de 1990: análise do convênio entra a Universidade Federal de Uberlândia e a Prefeitura Municipal de Uberaba
metadata.dc.creator: Leal, Ana Maria Benaventana
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Marcelo Soares Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Rothen, José Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Marilúcia de Menezes
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho se situa na Linha de Pesquisa: Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e se propõe a investigar, a partir da análise das políticas educacionais dos anos de 1990, a implantação do convênio estabelecido entre a Universidade Federal de Uberlândia UFU e a Prefeitura Municipal de Uberaba PMU através da Fundação Municipal de Ensino Superior de Uberaba - FUMESU. Nossa trajetória foi construída a partir da análise das mudanças no mundo do trabalho, no papel do Estado no contexto das políticas neoliberais e das prescrições dos organismos multilaterais como o Fundo Monetário Internacional-FMI e o Banco Mundial-BM para os países em desenvolvimento como também as interferências desse contexto nas políticas educacionais para o ensino superior. As duas últimas décadas do século XX foram marcadas por profundas mudanças no mundo do trabalho com a introdução das novas tecnologias, com a implantação das políticas neoliberais e, conseqüentemente, uma nova reestruturação da sociedade capitalista. Nesse quadro verificaram-se desdobramentos também na atuação e papel do Estado, inclusive na educação, por meio das políticas educacionais implementadas, em diferentes campos. No que se refere ao ensino superior, objeto de estudo desse trabalho, pode-se verificar que essas mudanças têm implicado em novas formas de organização, assim como uma expressiva expansão desse nível de ensino no setor privado e uma nova configuração do setor público. Sustentados pela metodologia qualitativa trabalhamos com a análise documental considerando alguns aspectos da análise de conteúdo como a ausência, a presença e a freqüência com que as categorias eleitas no referencial teórico e outras construídas a partir dos documentos analisados apareceram, haja vista que a análise de conteúdo busca evidenciar o que está subjacente ao que aparentemente se vê, assim como procura compreender a subjetividade do conteúdo analisado face ao contexto em que o objeto está inserido. A experiência analisada sugere uma mudança no caráter da FEU/FUMESU com dimensões e características que a diversificação e diferenciação institucional podem assumir a partir da criação de outros modelos institucionais que podem surgir, marcados por um profundo hibridismo dos modelos previstos na legislação atual. Também evidencia os caminhos percorridos para o processo de ampliação da privatização da educação superior, inclusive com o apoio do poder público estatal.
Abstract: The present work if points out in the Line of Research: Politics and Management in Education of the Program of Pós-Graduação in Education of the Federal University of Uberlândia and if consider to investigate, from the analysis of the educational politics of the years of 1990, the implantation of the established accord enters the Federal University of Uberlândia - UFU and the Municipal City hall of Uberaba - PMU through the Municipal Foundation of Superior Education of Uberaba - FUMESU. Our trajectory was constructed from the analysis of the changes in the world of the work, the paper of the State in the context of the neoliberal politics and the lapsings of the multilateral organisms as Deep Monetary Internacional-FMI and the Mundial-BM Bank for the developing countries as also the interferences of this context in the educational politics for superior education. The two last decades of century XX had been marked by deep changes in the world of the work with the introduction of the new technologies, with the implantation of neoliberal politics e, consequently, a new reorganization of the capitalist society. In this picture unfoldings in the performance and paper of the State, also in the education had been verified also, by means of the implemented educational politics, in different fields. As for superior education, object of study of this work, can be verified that these changes have implied in new forms of organization, as well as a expressiva expansion of this level of education in the private sector and a new configuration of the public sector. Supported for the qualitative methodology we work with the documentary analysis considering some aspects of the content analysis as the absence, the presence and the frequency with that the elect categories in the theoretical referencial and constructed others from the analyzed documents had appeared, has seen that the content analysis searchs to evidence what it is underlying to that pparently is seen, as well as search to understand the subjectivity of the analyzed content face to the context where the object is inserted. The analyzed experience suggests a change in the character of the FEU/FUMESU with dimensions and characteristics that the diversification and institucional differentiation can assume from the creation of other institucional models that can appear, marked for a deep hibridismo of the models foreseen in the current legislation. Also it evidences the ways covered for the process of magnifying of the privatization of the superior education, also with the support of the state public power.
Keywords: Ensino superior
Política educacional
Estado
Superior education
Educational politics
State
Ensino superior - Minas Gerais
Universidades e faculdades
Educação e estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: LEAL, Ana Maria Benaventana. Contornos do ensino superior no Triângulo Mineiro- MG nos anos de 1990: análise do convênio entra a Universidade Federal de Uberlândia e a Prefeitura Municipal de Uberaba. 2005. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14071
Issue Date: 30-Aug-2005
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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