Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14063
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Constituição de saberes e práticas docentes em e sobre um grupo de professores de arte
metadata.dc.creator: Silveira, Teresa Cristina Melo da
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, Myrtes Dias da
metadata.dc.contributor.referee1: Souza Junior, Arlindo José de
metadata.dc.contributor.referee2: Frange, Lucimar Bello Pereira
metadata.dc.description.resumo: Os saberes e as práticas docentes possuem diversas origens, dentre elas a reunião de professores em um grupo de estudos. Os objetivos da presente pesquisa foram os de conhecer quais as características, funções e modos de funcionamento (individuais e coletivos) presentes no grupo de professores de Arte da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia; quais são os saberes do grupo acerca de si mesmo; como o grupo pensa, fala, sente e age em relação a si próprio e aos seus integrantes; quais os significados e sentidos que esses professores produzem em relação à sua participação no grupo. Para alcançar tal meta realizamos durante dois anos uma observação participante no referido grupo, associada à construção de notas de campo, à gravações em áudio das reuniões, à análise documental e à entrevista coletiva. Essas estratégias foram fundamentadas e analisadas sob o referencial teórico de diferentes autores que discutem a formação do professor e seus saberes específicos, a relevância e a caracterização de pequenos grupos sociais e o desenvolvimento da pesquisa à luz da Abordagem Qualitativa. Nesta investigação produzimos alguns indicadores que caracterizam o Grupo de Professores de Arte e apresentamos as análises das diferentes configurações e dinâmicas deste, bem como da freqüência e participações de seus integrantes. Destacamos ainda a (re)elaboração e (re)significação das idéias, experiências e saberes dos professores de Arte no seu trabalho docente, inclusive na visualidade de algumas produções plástico-visuais.
Abstract: Knowledge and educational practices have several origins, among which we can find a teachers' meeting in a group of studies. The objectives of the present research were to know the characteristics, functions and working ways (individual and collective) that are present in the group of teachers of Art of Uberlândia Municipal Teaching; which are the knowledge of the group concerning itself; the way the group thinks, speaks, feels and acts in relation to itself and to its members; which are the meanings and senses that these teachers produce in relation to their participation in the group. To reach such a goal a two-year participant observation was accomplished with the referred group. Field notes, audio recordings of the meetings, documental analyses and a collective interview were also used. Those strategies were based on and analyzed according to the theoretical referential of several authors that discuss the teacher's continuing education and their specific knowledge, the relevance and the characterization of small social groups and the development of the research in the light of the Qualitative Approach. In this investigation we produced some indicators that characterize the Group of Teachers of Art, presenting analyses of the different configurations and dynamics, as well as of the frequency and participations of its members. We point the (re)elaboration and (re)significance of the ideas, experiences and knowledge of the teachers of Art in their educational work, even in the visibility of some plastic-visual productions.
Keywords: Saberes e práticas docentes
Grupos
Ensino de arte
Teaching knowledge and practices
Groups
Teaching of art
Professores de arte - Formação
Arte - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVEIRA, Teresa Cristina Melo da. Constituição de saberes e práticas docentes em e sobre um grupo de professores de arte. 2007. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14063
Issue Date: 25-May-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCMSilveiraDIS01PRT.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open
TCMSilveiraDIS02PRT.zip1.92 MBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.